Cotidiano

Detentos começam a ser vacinados contra a gripe

A imunização seguirá ao longo da semana, com foco na conclusão até a sexta-feira, 27

Cerca de 2.852 detentos começaram a ser imunizados contra a Influenza. A ação contempla 1.830 internos da PAMC (Penitenciária Agrícola Monte Cristo), 706 internos da Cadeia Masculina e 316 mulheres que são assistidas na Cadeia Feminina.

A imunização seguirá ao longo da semana, com foco na conclusão até a sexta-feira, 27.

De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, a intenção é promover a assistência que esse público necessita.

“A imunização contra a Gripe é tão importante quanto as outras vacinas, por isso a Sesau, por meio da Coordenadoria Geral de Atenção Básica, montou o planejamento necessário para realizá-la. No início do mês eles foram vacinados contra a Covid-19 e agora queremos promover a proteção contra a gripe. Esse é o nosso papel, levar saúde para quem precisa”, esclareceu o secretário.

De acordo com o secretário da Sejuc, André Fernandes, o trabalho será executado de forma planejada e organizada por alas, dentro das unidades, onde as equipes da saúde estão trabalhando com a expectativa de imunizar o maior número de reeducandos o mais breve possível.

“É muito importante para o sistema penitenciário, pois com isso nós garantimos a saúde dos internos e consequentemente uma qualidade de vida melhor para estas pessoas”, ressaltou o secretário.

A ação é executada de forma integrada entre Sesau (Secretaria de Saúde) e Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). A intenção é redobrar os cuidados na área de saúde para os reeducandos que estão sob os cuidados do sistema prisional de Roraima.

“Começar a semana com esse trabalho nos deixa motivados, pois as equipes de vacinação da Sesau e operacional da Sejuc se mobilizaram com objetivo de dar mais rapidez ao processo da campanha e também garantir com efetividade a saúde de todos os internos. Além disso, temos garantido o quantitativo suficiente de doses, para que todos sejam vacinados, de forma célere e segura”, enfatizou o governador Antonio Denarium.