Cotidiano

Desnível de tampas de bueiro causa transtornos a motoristas

Tampas recolocadas se transformam em buracos ou barreiras altas nas ruas, aumentando possibilidade de acidentes ou prejuízos para condutores

Desviar dos buracos nas vias de Boa Vista é atividade comum para os motoristas, seja por conta do desgaste no asfalto ou porque as tampas de bueiro criam um desnível sem necessidade. Parte de obras de esgoto ou de águas pluviais formam buracos ou ficam muito altas, se tornando armadilhas para os condutores.

Em uma breve volta pela cidade, os problemas decorrentes a esse tipo de desnível é bastante comum e chegam a estar mais de quatro em uma única avenida, alguns deles ficam em cima de calçadas, possibilitando que pedestres também possam tropeçar. Sendo tão comuns, os motoristas afirmam que precisam redobrar a atenção para evitar prejuízos.

De acordo com o produtor rural Cláudio Gomes, já ocorreu situação de tampas estarem frouxas durante a passagem e o carro quase ficar preso no buraco. “Às vezes você não tá nem esperando e até chega a bater o carro. Muitas vezes, quer desviar, mas tem alguém próximo e não consegue e nisso acaba caindo no buraco ou batendo em outro veículo”, disse.

Já o motorista Antônio Ferreira teve o carro batido quando passou por uma tampa mais baixa que o asfalto. Ele relatou que é recorrente encontrar esses buracos em Boa Vista. “Pior de tudo é para os motoqueiros. Para nós, quebra o carro, mas eles podem se machucar mais”, criticou. Com o fluxo no trânsito, o motorista enfatizou que muitas vezes não tem como desviar e precisa cair no buraco para evitar um acidente.

Até nas calçadas há bueiros desnivelados que impedem a circulação de pedestres e cadeirantes (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

A solução para o problema é simples: estudar melhor a colocação da tampa durante a manutenção da rede ou quando realizar uma obra. Essa teoria defendida pelo engenheiro Marcus Duarte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RR) diminuiria os danos causados no trânsito de Boa Vista, já que é responsabilidade dos órgãos que executam a operação na rede de esgoto ou águas pluviais.

“Isso é falta de cuidado porque basta passar uma linha de cada lado e saber qual nível que tem que ficar. Então tem que fazer um planejamento para ficar no mesmo nível”, relatou o engenheiro. O CREA não pode operar com fiscalizações nesse tipo de irregularidade, mas apontou que é possível que todos os bueiros que estão nessa situação podem ser nivelados conforme o asfalto.

CAERR – Por se tratar da rede de esgoto, a responsabilidade é da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caerr), que informou por meio de nota, que em relação ao nivelamento do asfalto com as tampas de poços de visita, conhecidas popularmente como bueiros, existem duas situações distintas. 

“Nas ruas e avenidas com rede de esgoto antiga, nas quais a prefeitura realizou o recapeamento asfáltico, é de responsabilidade da Caerr fazer o nivelamento. A Companhia destaca que este ano já executou a substituição de 130 tampas de poços de visita, na capital, incluindo os casos em que há a necessidade de nivelamento do asfalto, com o recuo ou a elevação da tampa dos bueiros”, disse.

PREFEITURA – A equipe de reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista para saber se há alguma ação prevista para nivelamento da rede de água pluvial, mas não recebeu resposta até o fechamento da matéria. (A.P.L)