Cotidiano

Desfile marcado pelo Bicentenário da Independência reúne 50 mil pessoas

Celebração foi a primeira realizada em dois anos de pandemia da Covid-19

As comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, na avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, marcaram o retorno do desfile cívico-militar de 7 de Setembro após dois anos em virtude da pandemia da Covid-19. Cerca de 50 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, prestigiaram o evento que durou duas horas e meia.

O desfile na via começou às 8h15, após a chegada do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do comandante da primeira BIS (Brigada de Infantaria de Selva), general Marcelo Lorenzini Zucco. “Uma grande festa da democracia, da Independência do Brasil”, disse Denarium.

“É um dia que estamos completando 200 anos da Independência. É uma forma de a gente fazer um tributo a todos aqueles brasileiros que ao longo da história desse País maravilhoso nos legaram esta nação. Hoje estamos aqui para agradecer principalmente a todos que nos antecederam e que nos legaram este País abençoado e maravilhoso”, disse o comandante da primeira BIS.

Integrantes de programas sociais voltados à atenção a crianças e adolescentes especiais abriram o desfile. Em seguida, estudantes e professores da escola estadual Monteiro Lobato, de Boa Vista, foram os primeiros a desfilar na avenida entre as unidades escolares. A escola cívico-militar Fagundes Varela encerrou o pelotão escolar.

Outras 43 escolas estaduais participaram do evento levando seus instrumentos de fanfarra e símbolos, sendo 26 civis e 17 militarizadas. Dezessete escolas e instituições particulares também passaram pela via.

Um dos momentos mais aguardados começou por volta das 9h, quando tropas das Forças Armadas brasileiras trafegaram pela avenida, além de viaturas de outras forças de segurança como as polícias Militar, Civil, Penal e Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, da Força Nacional de Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal de Boa Vista, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).

Aviões da Força Aérea Brasileira “rasgaram” o céu de Boa Vista durante a passagem de militares das Forças Armadas por terra. O encerramento do desfile foi marcado pela passagem motorizada de integrantes de 11 instituições locais, como clubes de motocicletas, de fusca e o projeto social Instituto Pirilampos. O evento terminou às 10h43.

Público marca presença no retorno do desfile


Muitos foram à avenida para acompanhar algum familiar ou por ter tido alguma história com o desfile (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Apesar do calor, com temperatura que variava entre 25 e 30 graus celsius, o público não deixou o local. Alguns transformaram guarda-chuvas em guarda-sol. Outros levaram até toalhas de rosto para se proteger do sol.

Muitos foram à avenida para acompanhar algum familiar ou por ter tido alguma história com o desfile. Foi o caso do agricultor Vanderly Balbino, 44, que há mais de 20 anos, desfilou pela via como militar. Nesta quarta, ele prestigiou o evento como espectador e apoiador do filho Douglas da Silva Monteiro, 25, integrante da banda de música do Exército Brasileiro.

“Momento histórico. São 200 anos de Independência do povo brasileiro. É essencial esse desfile, que marca a volta à normalidade que vivíamos antes. Foram dois anos sem desfile, sem escola, povo parado, mas graças a Deus, rudo voltou ao normal. Está sendo uma benção”, declarou.

Quem também tem história com o evento é a dona Claudiane Rodrigues Nunes, 34, que quando aluna, integrou o grupo de fanfarra da escola estadual Ulysses Guimarães. “É uma sensação boa voltar no tempo, ver cada escola diferente se empenhando”, declarou.

Autoridades presentes


Primeira fileira de autoridades na tribuna de honra (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Autoridades civis e militares prestigiam o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. O governador foi acompanhado por secretários estaduais, como Flamarion Portela (Casa Civil), Nonato Mesquita (Educação), Edison Prola (Segurança Pública), Tânia Soares (Trabalho e Bem-Estar) e André Fernandes (Justiça e Cidadania).

Das autoridades militares, além do comandante da primeira BIS, conduziu o evento o chefe do Estado-Maior da primeira BIS, coronel Sampaio. O desfile também contou com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier.

Políticos como o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas) e os deputados estaduais Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e Betânia Medeiros (PV), passaram pelo evento. Ex-secretários de Denarium candidatos nas eleições deste ano também estiveram no local.