DENÚNCIA

Demora para receber atendimento farmacêutico em superintendência municipal gera reclamações

Em nota, Secretaria Municipal de Saúde informou que irá se organizar para atender todos em tempo hábil

A SAF está localizada no bairro Aparecida (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
A SAF está localizada no bairro Aparecida (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Filas extensas embaixo de sol quente e poucos atendentes para um fluxo intenso de pessoas. Esse é o relato de quem aguarda para ser atendido na Superintendência de Atendimento Farmacêutico (SAF), da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista.

Conforme José Francisco Sousa, que realizou a denúncia à FolhaBV, ele se deslocou até o local por dois dias para tentar realizar o recadastramento para receber medicamento, em razão do diagnóstico de diabetes. Porém, sem sucesso, pois o tamanho da fila é desproporcional à quantidade de funcionários disponíveis para atender a população.

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“A gente passa horas, embaixo do sol quente, esperando atendimento. Eles dão senha, mas é só uma ou duas pessoas atendendo. Já tem dois dias que fui lá e desisti de esperar, porque senão passaria o dia todo. A maioria das pessoas é idosa, é muita falta de respeito com a população”, relatou.

Ele ainda reivindica por uma alternativa para pessoas com acesso à internet realizarem o recadastramento ou outro tipo de procedimento simples sem sair de casa. “Estamos na era da tecnologia, deveriam se atualizar”.

OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a demora no atendimento na SAF tem ocorrido em razão do fluxo intenso de novos pacientes. Além disso, afirmou que alguns pacientes demandam um atendimento mais prolongado devido às necessidades que cada um tem. Entretanto, disse que irá se organizar para atender todos em tempo hábil.

Confira o posicionamento na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a demora no atendimento na Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) está ocorrendo devido o grande fluxo de novos pacientes. Nos últimos 30 dias foram atendidos cerca de 642 pessoas, incluindo os insulinodependentes.

Os serviços ofertados pelo setor responsável pelas insulinas são: cadastro inicial, atualização cadastral e ainda atendimento mensal de gestantes com diabetes gestacional. A média de atendimento foi de 21 pessoas por dia, no horário de 7h às 14h.

Ressalta que o atendimento ao paciente que iniciará o uso de insulina e o automonitoramento glicêmico necessita de um tempo maior devido a orientação quanto ao uso do medicamento e insumos necessários. E ainda que, muitas vezes, pacientes idosos requerem maior atenção no atendimento e, consequentemente, mais tempo dispensados a eles.

Esclarece ainda que está ciente da situação e está se organizando para que todos possam ser atendidos em tempo hábil.