Cotidiano

Demora em resultado de testes rápidos é alvo de reclamações

Leitores da FolhaBV informaram que fizeram o exame há vários dias, em pontos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde, e ainda não receberam o resultado

O Governo do Estado iniciou a testagem em massa da população roraimense, com o intuito de elaborar um inquérito epidemiológico sobre a covid-19 em Roraima. No entanto, a demora na divulgação dos resultados dos testes tem sido alvo de reclamações.

Leitores da FolhaBV informaram que fizeram o exame há vários dias em pontos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), e ainda não receberam o resultado, que seria enviado por meio de aplicativo de mensagem pelo celular.

“Até hoje não mandaram os resultados da testagem de sábado, 30, que fiz em um supermercado. Chegamos às 11h e fomos atendidos por volta das 13h30. Não adianta nada esperar tanto, fazer os testes e não liberar os resultados”, relatou uma das leitoras.

OUTRO LADO – A FolhaBV procurou o Governo do Estado e a Sesau por meio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), informou que, até o momento, mais de 10 mil pessoas foram testadas desde o início da Campanha Por Você e Por Todos – A Sesau não foge à luta.

A nota diz que os resultados dos testes rápidos estão sendo enviados todos os dias pelo celular, conforme consolidação dos dados no sistema e-SUS, pois todas as informações relacionadas às pessoas atendidas precisam ser colocadas no prontuário eletrônico.

A Sesau acrescenta na nota que a campanha prossegue com ações, e a meta é testar 240 mil pessoas.