Cotidiano

Demora em consulta de viabilidade atrasa abertura de empresas

Profissionais que trabalham prestando serviço para empreendedores, reclamam que a consulta de viabilidade tem demorado mais que o normal para ser emitida

A abertura de empresas em Roraima é feita pela Junta Comercial do Estado (Jucerr), por meio da Redesim. No entanto, profissionais que trabalham prestando serviço para empreendedores, reclamam que a consulta de viabilidade que é uma das etapas para que uma empresa seja aberta, tem demorado mais que o normal para ser emitida.

“A nossa viabilidade é aprovada de forma manual, tanto na Jucerr quanto na Prefeitura de Boa Vista, e o município tem demorado demais para fazer a análise, levando muitas vezes até 96 horas, e em Manaus por exemplo, esse processo é feito em minutos”, disse um empreendedor, que prefere não se identificar.

“Quanto mais empresas abertas, mais recursos irão circular no Estado. A Junta Comercial libera em até 24 horas, ou seja, se gasta mais tempo esperando a liberação de viabilidade da prefeitura do que para abrir a empresa”, acrescentou.

OUTRO LADO – Procurada pela FolhaBV, a Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que conforme ranking emitido através do Sistema Redesim, gerenciado pela Junta Comercial do Estado de Roraima, no mês de maio a Secretaria Municipal de Economia Planejamento e Finanças (SEPF)  levou em média 11 horas para resposta de viabilidade, solicitadas pelos contribuintes. A meta do município era responder em até 48 horas

A Secretaria Municipal de Finanças informou ainda que trabalha desde 2016 com o sistema automatizado Redesim, que é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Boa Vista foi a primeira a aderir ao sistema no estado de Roraima.

A nota acrescenta que todo trâmite é feito por meio da internet, sendo possível realizar uma Consulta de Viabilidade. Por meio dessa consulta o usuário recebe as informações e sabe se é possível abrir a sua empresa com um determinado nome empresarial no endereço especificado, diminuindo assim o tempo e o custo para abertura de uma empresa.

Ainda de acordo com a nota, esse é um grande avanço para a gestão, que facilita a vida do empreendedor, diminuindo a burocracia e dando mais agilidade aos processos para criação de empresas.