Cotidiano

Creche cria espaço pedagógico com redário para crianças

De acordo com a gestora da unidade, o objetivo é proporcionar um ambiente agradável e familiar para as crianças que estão vindo pela primeira vez para escola

O Núcleo de Creches Municipais Cidade Satélite II, por meio do projeto ‘Quintal Brincante’, criou um espaço com redário, dedicado especialmente para acolher os pequenos neste início de ano.

A aluna inspiradora da iniciativa foi a pequena Louise Leite, de três anos, que assim como outras crianças, amam brincar nas redes em casa. A gestora da unidade, Adriana Melo deu mais detalhes sobre esse cantinho especial.

“Estamos seguindo nossa proposta curricular, criando contextos com intencionalidade pedagógica e também proporcionando um ambiente agradável e familiar para as crianças que estão vindo pela primeira vez para escola, com o intuito de fazer com que elas se sintam em casa”, disse.


(Foto: Giovani Oliveira)

Criado em abril do ano passado, o projeto ‘Quintal Brincante’ contribui para a aprendizagem, autonomia e desenvolvimento das crianças. A ideia é permitir, ainda, o protagonismo dos pequenos, dando a eles a liberdade de expressar suas opiniões, vontades e vivências.

O projeto foi desenvolvido com base na escuta das próprias crianças e seus familiares no dia a dia. Para este ano estão previstas, ainda, apresentações culturais, desenvolvimento de projetos de aprendizagem, construção de brinquedos junto aos pais, dentre outras atividades.

Desde a criação do ‘Quintal Brincante’ a unidade, que possui ampla área externa com muito verde, já recebeu o chamado chuveirão (para dias de calor), ‘tanques de areia’, palco para apresentações e intervenções artísticas, além de horta. Tudo resultado do trabalho de escuta junto às crianças e seus familiares.

CHEF KIDS – Outro projeto inovador de grande destaque, também desenvolvido na unidade, é o ‘Chef Kids: um dia com as tias da copa’, que tem como objetivo estimular o consumo de alimentos saudáveis, assim como promover a integração entre os próprios alunos, professores e família.


(Foto: Katarine Almeida)

A maioria das experiências de alimentação saudável são feitas com base em receitas nutritivas, que integram o próprio cardápio escolar. O projeto acontece mensalmente no refeitório ou área externa da unidade.