Cotidiano

Contribuintes reclamam de demora em atendimento online da Prefeitura

Relato é que novos decretos municipais flexibilizam atividades, mas não houve mudanças para o serviço público

Contribuintes reclamaram da demora na emissão de licenças e da qualidade do atendimento online da Prefeitura de Boa Vista (PMBV). O serviço está sendo realizado pela internet e por telefone nas secretarias municipais em razão da pandemia do covid.

Em denúncia à FolhaBV nesta sexta-feira, 30, uma empresária informou que tenta há cerca de 60 dias emitir uma licença de funcionamento do comércio e não consegue. Ainda, que tentou ser atendida de forma presencial na pasta, mas foi orientada a buscar o atendimento somente pela internet.

A empresária reclama ainda que os decretos municipais liberam o funcionamento parcial de outras atividades, mas ainda reduz o serviço nas secretarias da Capital. “O mais engraçado é que a gente vê na cidade os bares abertos, tudo aberto. A Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda) não está atendendo de forma presencial, mas eles fazem pelo menos um agendamento para evitar aglomeração. Nem isso a Prefeitura está fazendo”, declarou a empresária.

Outro ponto citado pela contribuinte é com relação ao serviço de internet em Boa Vista que, segundo ela, é ruim no estado e pode atrapalhar quem está atrás de novas informações. “É complicado para mim, que tenho internet, imagina para quem não tem e o único jeito é vir até aqui. Estou cobrando um posicionamento”, completou.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) sobre o assunto e foi informada que a pasta continua mantendo as orientações de segurança de saúde.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças reforça que segue o que determina o decreto municipal vigente, que suspende o atendimento presencial nas secretarias municipais da Prefeitura de Boa Vista, priorizando o atendimento virtual. A secretaria disponibiliza online todos os serviços que eram oferecidos no balcão de atendimento presencial. Por dia são feitos mais de 200 atendimentos, seja por telefone, e-mail e WhatsApp.

Reforça ainda que não há registro de munícipe há 60 dias sem atendimento na Secretaria de Finanças. É importante que ela envie os dados ou protocolo de atendimento para que possa ser verificado o que ocorreu especificamente no caso dela. Em 60 dias, só de atendimento referente a parcelamento, foram mais de 2 mil atendimentos online, fora os de alvará, taxas e outros serviços.

É importante lembrar que estamos em uma pandemia, e a medida foi adotada para evitar aglomerações no prédio e prevenir a propagação do coronavírus no município, garantindo a segurança dos funcionários e contribuintes.

CONTATOS – Pedidos de informações e solicitações podem ser feitos pelo telefone: (95) 3621-1667 e no e-mail [email protected]. Além desses canais, a secretaria também está fazendo atendimento via WhatsApp, disponibilizando uma conta comercial para receber as demandas do Balcão de Atendimento da SEPF, por meio do número (095) 98411-5841.

A prefeitura oferece ainda, no site oficial, os serviços de emissão de taxas de recolhimento de entulhos e galhadas, IPTU, Taxa de Coleta Lixo, certidões, alvarás, notas fiscais e outros.