Cotidiano

Contra criminalidade, Boa Vista será monitorada por vídeo 24h por dia

Oitenta e oito câmeras de alta resolução já estão em pleno funcionamento. Sistema promete ajudar a coibir e colaborar na elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos

O prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou nesta sexta-feira (14) o funcionamento de 90 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da capital de Roraima. O objetivo é combater a criminalidade, fazendo com que a segurança pública municipal atue de forma mais eficiente e ordenada e agindo na proteção dos bens, serviços e instalações da cidade.

A medida faz parte do programa Boa Vista Segura, que também contempla o videomonitoramento de 126 escolas municipais, com o objetivo de frear a onda de ataques e de ameaças de massacres em unidades escolares pelo Brasil. Conforme a Prefeitura, o programa é baseado no uso de tecnologia avançada a fim de proporcionar o monitoramento em tempo real e armazenagem de dados.

Oitenta e oito câmeras de alta resolução já estão em pleno funcionamento. A cidade será monitorada 24 horas por dia, sendo possível ajudar a coibir e colaborar na elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos.

O prefeito Arthur Henrique (MDB) disse que o sistema vai funcionar inclusive durante as quedas de energia e de instabilidade de internet.

Programa Boa Vista Segura

Por meio da inteligência artificial, será possível recuperar veículos roubados, com o cadastro da placa no sistema, por exemplo. São três tipos diferentes de câmeras:

  • LPR (Leitura de placa): para mapear o caminho feito por qualquer veículo que esteja circulando nos pontos estratégicos;
  • Bullet: terão inteligência artificial com parâmetros configuráveis que poderá fazer a vigilância e o acionamento de alarmes em situações pré-configuráveis;
  • Speed Dome: possuem movimentação para todos os ângulos e movimentação na forma automática com amplitude de 360 graus com zoom se necessário.