Cotidiano

Conta de energia no PIX: saiba como não cair em golpes

Opção foi disponibilizada em Roraima na segunda-feira (30) e deve ser implantada nos 15 municípios até março deste ano.

Desde o lançamento em 2020, o PIX se tornou uma das principais formas de pagamento dos brasileiros. É comum encontrar QR Codes ou chaves em qualquer estabelecimento e como opção de pagamento nas cobranças de serviços. Na segunda-feira (30), a Roraima Energia adotou o método e com a ocorrência de golpes, é necessário estar em alerta.

Em 24 de janeiro, a oferta do PIX passou a ser obrigatório como opção de pagamento nas cobranças emitidas pelas distribuidoras de energia. A regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) dá 120 dias para adequação.

Albhetson Medeiros, gerente comercial da Roraima Energia, alerta aos consumidores que os pagamentos via PIX, devem ser realizados por meio das faturas recebidas dos canais digitais da empresa ou agentes de campo, os leituristas, devidamente uniformizados. Neste mês, criminosos se passaram por funcionários da distribuidora em aplicativos de mensagem.

“A modalidade estará presente em todos os municípios do estado. Iniciaremos a impressão de forma gradativa nas contas de energia em fevereiro e março de 2023, e consolidaremos o PIX para todas as unidades consumidoras”, explica.

Ainda conforme Albhetson, caso o consumidor realize o pagamento ao receber a equipe que realiza o corte do serviço, basta apresentar o comprovante, mas a visita técnica, devido a inadimplência, poderá ser cobrada conforme resolução da Aneel. 

“A baixa de pagamento por PIX será automática, em questão de alguns minutos, porém dependerá da disponibilidade bancária e estabilidade da internet. […] Por fim, a tecnologia PIX é segura, pois as transações possuem uma série de tecnologias e artifícios que garantem que os dados dos usuários sejam mantidos em sigilo”, disse.

Canais de atendimento

A Roraima Energia alerta que o único telefone habilitado para enviar segunda via de faturas ao cliente com código PIX ou outro código de barras é o 0800 701 9120, o mesmo número da central de teleatendimento da empresa.

O único e-mail habilitado para enviar a fatura digital de consumo mensal é [email protected]. Caso alguém entre em contato, que não seja pelos canais oficiais, a empresa orienta a denúncia através do teleatendimento 0800 701 9120.