Cotidiano

Consumidores e Roraima Energia participam de Mutirão de Conciliação

Serão realizadas 400 audiências pré-processuais durante dez dias de ação, todas on-line

Para poder dar oportunidade aos consumidores que possuem débitos com a Roraima Energia e precisam negociar, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), realiza o 4º Mutirão de Conciliação. A ação iniciou nessa terça-feira, dia 23, e segue até 3 de dezembro.

Durante 10 dias serão realizadas 400 audiências on-line, por meio da plataforma Scriba (Sistema Inteligente de Audiências e Videoconferências), para facilitar o contato das partes com os mediadores/conciliadores, que auxiliarão na composição de um acordo.

Segundo a gestora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Ocimara Vasconcelos, o mutirão de conciliação é fruto de uma parceria entre o TJRR e a Roraima Energia.

“Com as audiências, os usuários dos serviços da empresa poderão obter vantagens nas negociações de débitos existentes. Foi disponibilizada à empresa a possibilidade da realização de 400 audiências. A empresa, então, selecionou os clientes, enviando ao Cejusc as reclamações pré-processuais para distribuição, agendamento das audiências e expedição das notificações, entregues pela Roraima Energia diretamente aos clientes”.

As audiências são realizadas por meio de um conciliador/mediador, um terceiro agente além do cliente e da empresa, que facilita o diálogo entre as partes com o emprego de técnicas autocompositivas, estimulando soluções aceitáveis por ambas as partes.

Para beneficiar os credores, a Roraima Energia reduziu os percentuais praticados em suas agências, para oferecer a oportunidade de negociação de dívida com o desconto de 100% de multa.

Além disso, referente aos pagamentos parcelados, a dívida poderá ser negociada com desconto de 100% da multa e dos juros, em até  36 vezes na própria fatura e ou até 12X no cartão de crédito, com entrada de 10% do total da dívida, havendo a cobrança apenas da correção monetária, em ambos os casos.

Conciliação

No início de dezembro será realizado um novo mutirão de conciliação pelo Cejusc, desta vez em parceria com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).