Cotidiano

Conselheiros tutelares passam por capacitação em evento

A capacitação será ministrada por Antonio Claudio Lima da Silva, que é coordenador Técnico Nacional do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

Conselheiros municipais tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente participam na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Roraima (IFRR), de uma capacitação que tem como finalidade discutir ações que fortaleçam a rede de atendimento com foco nos migrantes, alvos de vulnerabilidade no Estado por conta das condições em que vivem. O primeiro dia do evento é aberto para o público em geral.

Segundo o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e dos Adolescentes Roraima (Cedcar), Paulo Tadeu Franco das Neves, todas as prefeituras confirmaram a presença de dois conselheiros tutelares e dois conselheiros de direitos de todos os 15 municípios. “Essa capacitação é de suma importância no sentido de fortalecer a rede e assegurar a adesão do Estado junto ao sistema”, explicou.

A capacitação será ministrada por Antonio Claudio Lima da Silva, que é coordenador Técnico Nacional do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). Na programação consta temas como: Processos migratórios e a proteção de crianças e adolescentes; O Combate a letalidade infanto-juvenil por meio do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), criado em 2003, como uma das estratégias do Governo Federal.

Serão abordados também o Sistema de Informação para Infância e Adolescência e o papel do Conselho Tutelar como instrumento de produção de informações para a gestão da Política de Direitos da Criança e do Adolescente em todas as esferas de governo.

A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos (MMFDH) e em parceria com o Cedcar, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelar do Estado de Roraima (Aceterr), o evento conta com o apoio da Secretaria de Bem-Estar Social (Setrabes).