Cotidiano

Conselheiros do TCE aprovam Moção de Pesar pela morte de Jaider Esbell

O artista morreu no dia 02 de novembro de 2021, na cidade de São Paulo, aos 42 anos

Os Conselheiros que compõem a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR), reunidos na 8ª Sessão Ordinária, realizada em 04 de novembro de 2021, aprovaram à unanimidade a presente MOÇÃO DE PESAR, de autoria do conselheiro Joaquim Pinto Souto Maior Neto, para externar publicamente os sentimentos de consternação pelo falecimento do artista plástico e escritor roraimense JAIDER ESBELL, ocorrido no dia 02 de novembro de 2021, na cidade de São Paulo, aos 42 anos.

Jaider Esbell nasceu em 27 de março de 1979, no município de Normandia, em Roraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e fazia parte da etnia Macuxi. Aos 18 anos, mudou-se para Boa Vista, onde avançou na articulação de movimentos sociais. Ele se consolidou nos últimos anos como um dos expoentes da arte indígena contemporânea o Brasil, alcançando reconhecimento internacional, inclusive ganhando uma bolsa de estudos na França.

No Brasil, o artista estava com suas obras expostas desde setembro no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Ele também tem obras no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio (CCBB-RJ), na exposição “Brasilidade pós-modernismo”, que fica em cartaz até o próximo dia 22 de novembro.

O Tribunal de Contas de Roraima solidariza-se com a dor dos familiares pela irreparável perda de um filho dedicado, ainda tão jovem, do artista multicultural, de tantos talentos, de um potencial ativismo cultural e social em prol de seus irmãos indígenas e, consequentemente, de toda a sociedade roraimense. O Estado de Roraima fica órfão de mais um filho que se dedicou durante vários anos à luta pela melhoria de sua terra.

Conselheiro Manoel Dantas Dias

Presidente do TCERR