Cotidiano

Comitê deve criar plano de gerenciamento de crise em 15 dias

Objetivo é analisar, monitorar e indicar ações responsivas à pandemia do Coronavírus

O Comitê de Gerenciamento de Crise – COVID 19 do  Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR terá como finalidade de analisar, monitorar e indicar ações responsivas à pandemia do Coronavírus no âmbito do Poder Judiciário de Roraima.

O Comitê é presidido pelo juiz auxiliar da Presidência, Bruno Costa, foi instituído por meio da Portaria nº 528, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 12 de março de 2021

Dentre as principais competências estão: deliberar sobre decisões e ações emergenciais internas relacionadas à COVID-19; elaborar plano de comunicação interno e externo com o objetivo de comunicar as decisões e as ações do Comitê; mobilizar unidades diversas do TJRR na viabilização das ações responsivas à crise; acompanhar constantemente o cenário pandêmico, com reavaliação/alteração das medidas implementadas, sempre que necessário e reavaliar plano de ação para que o retorno das atividades jurisdicionais e administrativas ocorra de forma segura, com redução dos riscos de contágio pelo novo Coronavírus, entre outras.

Conforme o juiz auxiliar,  o TJRR foi uma das primeiras instituições do Estado a adotar medidas preventivas ao coronavírus, logo no início da pandemia, e vem ao longo dos meses, ampliando essas ações.

“Preocupado com esse cenário, o Tribunal de Justiça vem atuando para minimizar os impactos da crise, implementando uma série de medidas, cuja finalidade é diminuir a proliferação do vírus e, assim, garantir aos magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e comunidade, o máximo de proteção possível. Para tanto, mantemos o teletrabalho e a oferta dos serviços à distância”, afirmou.

Além disso, o magistrado destacou a oferta de outros serviços. “No âmbito interno, a gestão implementou a telemedicina, com consultas a distância, acompanhamentos médico e psicológico, testagem em massa e  higienização diária dos prédios. No âmbito externo, inúmeras decisões foram proferidas pelos magistrados para reduzir os impactos causados pelo vírus, além de destinação de recursos a entidades sociais, disponibilização de equipamentos de proteção individual, bem como de material de higiene e limpeza, e uniformes”, disse.

Bruno Costa ressaltou a importância do Comitê que veio para somar com as ações já executadas. “O Comitê é formado por 11 pessoas de vários setores do Tribunal, que discutirão as ações para os próximos dias”, finalizou.

O Comitê deverá apresentar em 15 dias plano de ação de gerenciamento de crise e plano destinado ao retorno do trabalho presencial à Presidência do TJRR.

Dados de atendimentos – O Escritório de Saúde do Tribunal de Justiça de Roraima informou que foram registradas entre 2020 e 2021 (até o momento) 717 notificações de magistrados e servidores, com 366 casos confirmados. O TJRR também tem ampliado os atendimentos aos dependentes com a realização de 535 acompanhamentos e 153 casos confirmados.