Cotidiano

Comerciantes reclamam de quedas de energias em RR

Quatro quedas de energia foram registradas nessa terça-feira (27)

Problemas na rede de transmissão de energia causaram cerca de quatro desligamentos temporários nessa terça-feira (27). Pelo menos, três quedas de energia foram registradas pela manhã e uma queda no início da tarde.

Os que mais sofrem os prejuízos são os comerciantes. É o caso da a estudante de nutrição Raryanne Fernandes, que trabalha vendendo marmitas delivery em um restaurante montado em sua própria casa. Com as quedas de energia dessa terça-feira, ela teve perda financeira referente a treze marmitas que não foram entregues. O prejuízo total chega a cerca de R$200,00.

 “Sem energia, a água vai embora e a internet fica impossível, com isso não consigo preparar os pratos, e as pessoas não fazem os pedidos pelo whatsapp que é como atendemos os clientes. Hoje houve treze pedidos que não pude atender. O cliente fica sem a sua comida e nós perdemos a credibilidade” disse.

A comerciante relatou que após uma das quedas, um dos seus fornos elétricos parou de funcionar. “Sem o forno, eu não consigo preparar os alimentos assados. Ele queimou quando estava assando tortas, que no final foram para o lixo. Ainda preciso levantar um dinheiro pra poder comprar outro. São coisas que acontecem e não temos amparo. Outro prejuízo são os alimentos congelados, se a queda de energia demora por mais de meia hora, os alimentos já perdem a sua validade” diz.

Proprietária de um salão de beleza, Val Antonini também reclama de prejuízos. Com a falta de energia ela precisa esperar para poder utilizar os objetos de trabalho.

“Nosso salão é muito prejudicado, estamos fazendo uma escova ou uma chapinha e no meio do procedimento e cai a energia. E muitas vezes precisamos começar tudo de novo. Sem falar que a conta de energia é sempre muito alta” disse. No salão, ela disse que já precisou trocar três centrais de ar que não voltaram a funcionar depois de quedas de energia.  

Outro lado – A reportagem entrou em contato com a Eletrobras Roraima para saber os motivos das quedas e não obteve resposta por parte da assessoria de imprensa.