Considerada um dos atrativos principais para famílias boa-vistenses, a praça de alimentação Tabajara Pinho, anexo ao estacionamento do Estádio Flamarion Vasconcelos, no bairro Canarinho, zona Leste, vem atualmente sofrendo com depredação e furtos frequentes nos quiosques do local.
O comerciante Maurício Teixeira denunciou a situação. “O vandalismo tomou conta do local. Não vemos segurança e não temos segurança. Nos quiosques de alimentação, muitas cadeiras padronizadas e que ocupavam o espaço para o atendimento à clientela foram danificadas e furtadas. As pessoas não têm educação para cuidar do bem público. Muitos não respeitam e nossos clientes desapareceram”, disse.
Teixeira comentou que o local está definhando, perdendo espaço também para o comércio avulso de alimentação que vem tomando conta dos estacionamentos. “Trabalhamos com bastante afinco e dificuldades para oferecer uma refeição de qualidade e um bom atendimento em um ambiente que foi projetado para este fim, mas a fiscalização da Prefeitura não coíbe a ação do comércio ‘pirata’ que se estende no estacionamento da praça do Canarinho”, referiu.
O comerciante também comentou sobre a presença de pessoas que utilizam o local para ouvir som alto. “Diversos motoristas se encontram na praça e, durante a madrugada, promovem algazarras com o som automotivo e bebedeiras. Na manhã seguinte, o que se observa é uma grande sujeira no local, com garrafas quebradas, latas de cervejas e pacotes de produtos espalhados em toda parte”, disse.
A reportagem esteve no local e também percebeu os banheiros quebrados, piso soltando e apurou que o esgoto entope com frequência.
OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista esclareceu que o espaço é de responsabilidade do Governo do Estado e que faz parte do Complexo Esportivo do Canarinho. Esclarece ainda que no sistema da Central de Atendimento 156 não foi localizado nenhuma demanda referente ao caso.
Também em nota, o Governo do Estado informou que a praça de alimentação foi contemplada em 2015 com obras de acessibilidade e reparos nos banheiros. Esclareceu ainda que os comerciantes que ora ocupam o local devem relatar oficialmente as reclamações ao Governo do Estado para que as medidas corretivas sejam iniciadas.
Sobre a segurança no local, a Polícia Militar de Roraima realiza a operação Tolerância Zero em todos os bairros de abrangência do 1º Batalhão, o que inclui a área do Estádio Canarinho. “A fiscalização é constante, principalmente nos finais de semana, inclusive com operações conjuntas de trânsito e combate à poluição sonora, com abordagem a pessoas e veículos”, assegurou.
A fiscalização também conta com câmeras instaladas próximo ao local, onde o monitoramento é feito dentro do CIOPS. A PM também atua na operação Sétimo Mandamento em todos os bairros da Capital.
O comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Paulo Roberto Macedo, informou também que todas as ocorrências na praça de alimentação são atendidas sempre que solicitadas. Porém ele orientou que os comerciantes do local podem se reunir para eleger um representante a fim de levar os problemas do local a conhecimento dos órgãos responsáveis para que se possa melhorar a segurança, visto que são os comerciantes quem mantêm e preservam o ambiente (mesas e cadeiras).
A PM ressaltou que a população que estiver com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, pode entrar em contato por meio do telefone 190 para que a polícia realize o devido atendimento. (MS)