Cotidiano

Com queda na inflação do aluguel, mercado tende a melhorar nos próximos meses em BV

Inflação do aluguel cai e acumula variação de 3,37% em doze meses

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) caiu 1,10% em abril. Nos últimos 12 meses atingiu redução de 3,37%. Em Boa Vista, existe uma grande quantidade de imóveis com placas de aluguel e venda. Com a queda, segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), a tendência é que o mercado melhore na Capital.

Atualmente, o Índice Geral de Preços é usado para reajustar aluguéis residenciais e comerciais em todo o país. A última variação é utilizada como base de correção de preços em contratos como o de reajuste do aluguel.

Conforme o delegado do Creci, Reginaldo Lima, a tendência do mercado imobiliário é melhorar nos próximos meses. “Na realidade, desde o mês passado vem melhorando. A nossa expectativa é que continue assim, já que o mercado está aquecendo. Hoje notamos muitas placas de aluguel e venda de imóvel em diversos bairros da cidade. Em contra partida, a procura está sendo mais intensa do que nos últimos meses”, afirmou.

Os proprietários de imóveis devem aproveitar a oportunidade para alugar sua casa ou estabelecimento. “Os próximos meses serão bons para locação, pois vêm muitas pessoas de fora do Estado para morar ou passar uma temporada por aqui. A procura está aumentando e é preciso agarrar este oportunidade”.

Para alugar ou vender o imóvel de maneira mais fácil, é necessário que o proprietário siga o índice de preço do mercado imobiliário e pratique valores mais acessíveis. “Acontece que o próprio dono coloca um preço no imóvel e na maioria das vezes é um custo muito alto para quem pretende alugar ou comprá-lo. Então é preciso praticar um preço real, de acordo com o que vale o lugar”, afirmou o delegado do Creci.

Outra questão negativa é em relação aos imóveis comerciais, que têm sido desocupados com frequência por pequenos e médios empresários. “Atualmente vivemos uma crise financeira em todo o país. Fato que está afetando todos os setores do mercado. Com isso, alguns empresários estão fechando as portas por falta de condições para manter o negócio, pois não têm como arcar com as despesas e ainda com o aluguel. Isso é ruim tanto para quem é inquilino como para o dono do imóvel, pois ambos perdem”, explicou.

A negociação é uma alternativa para evitar prejuízos. “Hoje, o proprietário do imóvel deve negociar para evitar que o imóvel fique parado, além de facilitar a vida de quem quer alugar ou comprar. Este não é o momento para aumentar ou tentar manter os valores, é preciso ser maleável. Com toda certeza é uma atitude benéfica para os dois lados”, concluiu Reginaldo Lima.