Cotidiano

Com 440 novos casos, Roraima tem a maior média semanal desde julho

Estado chegou a 130.981 casos e manteve em 2.078 mortes, com taxa de letalidade estável em 1,59%

Roraima confirmou 440 casos de Covid-19 nessa terça-feira (11) e voltou a registrar média móvel semanal acima de 200 testes positivos para a doença, maior patamar desde julho do ano passado. A informação é do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).


Curva da Covid mostra sobe e desce da pandemia em Roraima (Foto: Reprodução/Sesau)

Apesar do aumento de casos, que motivou o cancelamento do carnaval de rua em Boa Vista e o alerta do Governo de Roraima aos 15 municípios, o estado chegou ao 16º dia consecutivo sem confirmar óbitos pelo coronavírus. Entretanto, 16 mortes são investigadas pela suspeita de terem a Covid como causa.

Com a atualização dos dados da pandemia, Roraima chegou a 130.981 casos e manteve em 2.078 mortes, com taxa de letalidade (proporção entre os totais de testes positivos e óbitos) estável em 1,59%.

Os novos casos foram registrados em sete municípios: Amajari (um), Boa Vista (409), Bonfim (cinco), Cantá (oito), Caroebe (cinco), Mucajaí (cinco) e Pacaraima (um). Cinco pessoas de fora do estado testaram positivo em Roraima.

Sesau reabre leitos de UTI e ocupação cai quase pela metade

Nessa segunda-feira, a Sesau reabriu, por cautela, quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Roraima (HGR), subindo para 25 o total de leitos dessa modalidade na unidade.

De segunda para terça, o total de internados graves com Covid na UTI do HGR, no entanto, caiu de 14 para oito. Considerando a reabertura de leitos e a queda de internações, a taxa de ocupação caiu de 67% para 32% em um dia.

Leitos do Hospital de Retaguarda são transferidos

O boletim epidemiológico informou, ainda, que na última segunda-feira (10), os leitos clínicos do Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC) foram transferidos para o Hospital das Clínicas.

A Sesau informou que o quantitativo dos leitos está passando por restruturação e que irá divulgá-la após o redimensionamento. No entanto, informou que 12 pacientes com quadro mais estável estão internados nesses tipos de leitos.

Na Maternidade, por sua vez, cinco pacientes estão internados, sendo um na UTI para criança e recém-nascidos, e quatro em leitos clínicos.

Mais 25 recuperados da Covid

Vinte e cinco pessoas foram consideradas recuperadas da Covid-19 nessa terça-feira, subindo para 126.832 o total geral de recuperações desde o início da pandemia. Entre os que venceram a doença em hospitais estaduais, foram 4.232 que receberam alta hospitalar.