Cotidiano

Colônia de Férias é opção em período de recesso escolar 

Objetivo é proporcionar lazer por meio de atividades que contribuam para o desenvolvimento infantil

As férias escolares chegaram. Em Boa Vista, o período de pausa nos estudos e tempo livre para atividades lúdicas das crianças fomentam as atividades nas colônias de férias, opções para os pais que desejam proporcionar lazer por meio de atividades que contribuam para o desenvolvimento social, psíquico e cognitivo dos filhos.

O serviço Social do Comércio (SESC) pioneiro em oferecer atividades recreativas ao público infantil, há mais de 20 anos possui uma colônia chamada Brincando nas Férias. A proposta é levar divertimento e resgatar brincadeiras e jogos populares que promovam cultura, sem a presença de aparelhos eletrônicos.

O coordenador de Esporte e Lazer, Aldervan Reis Dias, disse que os dias de lazer são os mais esperados pelas crianças e detalhou a programação que ocorre até o dia 12 de julho. “A estimativa é atender até 120 crianças durante duas semanas da programação na faixa etária de 4 a 12 anos de idade. As atividades incluem jogos, oficinas de arte, dança, esportes, passeios externos e sala de cinema. Temos instrutores que acompanham as crianças e a aprendizagem brincando de fato acontece”, disse Aldervan.

A escola de idiomas Yázigi também está com programação especial durante o recesso escolar. As atividades acontecerão entre os dias 8 a 12 de julho, no período da tarde, com previsão para atender 70 crianças de 4 a 12 anos de idade. Conforme explicado pela Coordenadora da Unidade Kids, Pamela Silva, a Colônia de Inverno será aberta com uma gincana para conhecer o público e promover maior interação entre as turmas. 

“Nos próximos dias faremos atividades em campos sociais, com direito a cinema e piquenique. No último dia sempre finalizamos com festa em temas juninos, com o arraial. Durante inscrição, essas crianças recebem um kit com crachá, copo e bolsa para identificação”, disse.

O Shopping do Caçari também terá atividades para crianças inscritas na colônia de férias que acontecerá no espaço cultural. O coordenador e responsável pelas atividades, Alex Zantelli, explicou que o diferencial serão as oficinas de artes, dança, teatro e fotografia para crianças de 6 a 13 anos de idade. “A colônia pode ser educativa ao mesmo tempo em que diverte. A pré-inscrição pode ser feita entre os dias 10 e 11 de julho no espaço cultural do shopping. Interessados podem nos procurar e informaremos valores”, disse Alex.

O shopping do bairro Cauamé ainda não divulgou as atividades especiais previstas para público infantil no mês de julho.

Ivalda Sousa é mãe da Yara, de 6 anos de idade, e inscreveu a filha pela primeira vez em uma Colônia de Férias. Para ela os investimentos valeram a pena, já que a menina todos os dias toma a inciativa de alertar os pais que não deve faltar às atividades. “Ela nos acorda cedo para ter certeza que não faltará um dia sequer na colônia. A atividade favorita é na piscina, mas observei que ela fala positivamente de tudo o que aprende. Já expliquei que os dias têm prazo para terminar, para que aproveite o máximo do tempo. Vale a pena porque criança merece e precisa brincar sem precisar recorrer a eletrônicos para se divertir”, disse a mãe.

Psicopedagoga fala sobre importância de atividades lúdicas na infância 

A psicopedagoga Alcilene Guimarães ressaltou que contato com a família é tão importante quanto tempo em colônias 

Para a psicopedagoga Alcilene Guimarães, brincar é a atividade mais importante que uma criança pode fazer. É por meio de jogos lúdicos e livres de obrigações impostas pelos adultos que a curiosidade, imaginação e autoconfiança serão trabalhadas, resultando em um ser humano motivado e feliz. 

“As atividades devem ser sempre observadas pelos adultos, mas sempre dando espaço para que a criança expresse principalmente as emoções. As colônias de férias são ótimas oportunidades para que os pequenos gastem energia, aprendam algo novo e respeitem o espaço dos colegas. A troca de experiência é fundamental para estreitar laços afetivos. É importante salientar aos pais e responsáveis que as colônias não devem substituir o tempo com a família. Portanto, é bom lembrar que um tempo de atenção especial aos filhos fará toda a diferença para a criação das boas lembranças nas férias”, concluiu.