Cotidiano

Colecionador de Roraima destaca importância do Dia Nacional dos HQ's

Data homenageia gênero literário de histórias em quadrinhos que é um dos principais incentivos para a inserção de crianças ao mundo da literatura

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos (HQ’s) é comemorado anualmente em 30 de janeiro. Em Roraima, o quadrinista e colecionador Rhafael Porto realiza oficinas de histórias em quadrinhos levando informações a respeito, por exemplo, da origem das animações.

“Ano passado estivemos o ano inteiro trabalhando ofertando oficinas de histórias em quadrinhos aqui em Roraima. Surgem oportunidades de apresentar ao aluno perspectivas relacionadas ao seu surgimento, mercado nacional e inserção no meio artístico”, relatou o artista, que também é professor de Artes.


Professor de Artes, Rafhael Porto, mostra um pouco dos HQ’s aos alunos (Foto: Divulgação)

A data homenageia o gênero literário que é um dos principais incentivos para a inserção de crianças ao mundo da literatura. As histórias envolvem uma leitura que mistura elementos textuais e visuais, criando a sensação de sequenciamento das cenas.

Entre os suportes mais utilizados para a publicação das histórias em quadrinhos, estão os jornais, as revistas e os gibis.

A data comemora a primeira história em quadrinhos lançada no Brasil, “As aventuras de Nhô-Quim”, de 1967, mas o gênero se popularizou com o lançamento de clássicos como “A Turma da Mônica” e “O Menino Maluquinho”.

A comunicação utilizada pelos artistas utiliza recursos gráficos de forma que tragam o leitor para “dentro” da história contada com o intuito de estimular o inconsciente do leitor. Por exemplo, balões com traços pontiagudos exibem gritos ou os balões em forma de nuvens apontam pensamentos, buscando sempre a interação com o público.