Cotidiano

Clientes de operadoras relatam ‘apagão’

Durante todo o dia, clientes da Vivo e da TIM afirmaram que não conseguiam fazer ligações ou usar a internet

Durante todo o dia de ontem, os clientes das operadoras de telefonia móvel Vivo e TIM enfrentaram problemas para fazer ligações ou acessar a rede de dados em seus celulares. O transtorno começou por volta das 8 horas e, até o final do dia, havia sido solucionado de forma parcial. Diversos clientes relataram problemas de linhas cruzadas e ausência de sinal. Apesar dos relatos, as operadoras alegam que não houve registros de problemas.

A auxiliar administrativo Jaqueline Morais informou que, no período da manhã, tentou fazer ligações para alguns clientes do escritório de advocacia onde trabalha, no entanto, as chamadas não completavam. “Não consegui fazer uma ligação até as 13h. No período da tarde consegui fazer algumas ligações, mas o sinal oscilou bastante”, relatou.

Outro problema relatado pelos clientes de telefonia móvel foi a ocorrência de “linhas cruzadas”, quando uma ligação para um número é remetida a outro, geralmente desconhecido. O servidor público Jorge Macedo tentou fazer diversas ligações, mas nenhuma delas foi atendida pela pessoa esperada. “Nas duas primeiras vezes, pensei que havia discado o número errado, mas quando verifiquei que havia feito certo, percebi que era linha cruzada”, disse.

O empresário Antônio Marques registrou a ocorrência do problema por pelo menos três vezes na tarde de ontem, durante ligações realizadas pelas três linhas que têm em sua empresa. Nas ligações para o número de sua esposa, outra pessoa desconhecida atendia. No visor do celular dele, o nome da esposa aparecia normalmente, mas outra pessoa falava. A situação se repetiu com os números das empresas usados por seus funcionários. “Foi um desconforto”, reclamou.

A rede de dados também ficou indisponível para muitos usuários. Quem dependia do serviço para enviar mensagens por aplicativos de bate-papo ou acessar redes sociais ficou impossibilitado. “Só conseguia enviar mensagens quando conectei o celular em uma rede Wi-Fi. O sinal voltou à tarde, mas oscilou bastante”, disse o estudante Anderson Lima.

TIM – A assessoria de comunicação da TIM informou, por meio de nota, que não foram identificadas falhas em sua rede de voz e dados nesta quarta-feira, em Boa Vista.

“A companhia reitera que mantém investimentos constantes em projetos de infraestrutura e qualidade, que representam a maior parte do orçamento de R$ 14 bilhões programado para o triênio 2015-2017”, informou.

VIVO – A assessoria de comunicação da Vivo ressaltou que não houve registro de problemas de âmbito generalizado em Boa Vista. Mesmo assim, a empresa frisou que está reforçando o monitoramento dos serviços para tomar eventuais providências que sejam necessárias. (I.S)