Um ciclone extratropical, formado pela frente fria no Sul do Brasil, não deve afetar Roraima, mesmo com o alerta de chuva para o estado. Acontece que o alerta amarelo, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), é rotineiro ao período de inverno da região.
Conforme portais de notícias do Rio Grande do Sul e o Inmet, uma frente fria advinda da Argentina e do Paraguai formou o ciclone, que registrará vestígios climáticos até sexta-feira (14). No entanto, as chuvas e tempestades deverão ficar concentradas na região.
“O ciclone vai ter um deslocamento para o leste, vai se deslocar para o oceano. Mas os ventos vão continuar fortes, chegando até o estado do Rio de Janeiro até o sábado [15]”, explicou Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora-Geral da Defesa Civil Nacional, em live no YouTube do Ministério da Integração Desenvolvimento Regional (MIDR).
Sendo assim, na tarde desta terça-feira (11), o alerta para Roraima foi desativado, permanecendo somente no norte do Amazonas. Novas previsões do tempo no Brasil são atualizadas diariamente pelo instituto.
*Matéria atualizada às 16h43 com informação da Defesa Civil Nacional