Cotidiano

Chuva começa a causar os primeiros impactos no trânsito

Leitor da FolhaWeb, enviou vídeo mostrando engarrafamento na Via das Flores, no bairro Pricumã

*ATUALIZADA ÀS 12h42

Ele tardou, mas não falhou. O período chuvoso começou a se fazer presente no cotidiano do roraimense. Na capital, por exemplos, o trânsito é o primeiro a ser impactado com esse tipo de fenômeno.

Com a grande quantidade de veículos nas ruas e baixa visibilidade ocasionada pelo volume de água, algumas vias que comumente costumam ser movimentadas, viram imensos corredores de carros parados.

Um leitor da FolhaWeb, registrou um grande engarrafamento no sentido Bairro/Centro da Via das Flores, no Pricumã.

“Choveu, já dá engarrafamento. O pessoal não gosta de água não, em Boa Vista. Bastou dar uma chuva, a primeira e já começou o engarrafamento”, comentou.

Apesar disso, os prognósticos dos especialistas em meteorologia apontam para um inverno não tão rigoroso para 2019. Segundo diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (CCA/UFRR), professor Wellington Farias.

“Mesmo com menor volume de água, as chuvas devem ocorrer até setembro. As previsões são de que esse ano seja abaixo da média, que equivale a 1.700 milímetros anuais. O comportamento climático que é influenciado pelo El Niño [Fenômeno Atmosférico-Oceânico] deve ser similar ao ano de 2015, quando choveu em torno de 1.300 a 1.500 milímetros”, disse.

PREFEITURA – Sobre as ações para minimizar os efeitos do inverno, a Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que desde a implantação da Patrulha da Chuva, muitas obras e serviços de retenção de alagamentos foram feitos, além de obras emergenciais nas áreas mais críticas da cidade.

Até o momento, apenas dois chamados de socorro foram feitos para a Defesa Civil Municipal.

“Todas as equipes já estão verificando o que pode ser feito para amenizar os transtornos. Em muitos locais, foi identificado rápido escoamento da água devido ao trabalho constante de limpeza feito na cidade”, destacou.

A nota ressalta ainda que o lixo jogado nas ruas é um problema que acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, uma vez que a sujeira dificulta a passagem da água, impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto.

“A Prefeitura sempre recomenda que os moradores também sejam parceiros, contribuindo com a limpeza das ruas e evitando as alagações”, concluiu.

VEJA MAIS

El Niño atrasa início das chuvas em BV

Professor diz que chuvasde 2019 serão menores