Cotidiano

Chico anuncia plano para a indústria

Candidato a reeleição quer institucionalizar, em 2015, o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI)

O governador Chico Rodrigues (PSB), candidato à reeleição pela coligação Roraima Unida, afirmou ter em sua agenda de governo o fomento à indústria local, por meio da institucionalização do Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), previsto para início no primeiro semestre de 2015.
Tendo como referência a política central, por meio de consultas ao empresariado local, o mapa estratégico da indústria de Roraima, que abrange o período de 2011 a 2020, terá como objetivo o fortalecimento de uma indústria sustentável, com tecnologia diversificada e em condições para competir no mercado nacional e internacional, mediante a transformação dos recursos disponíveis no Estado para transformá-los em riquezas e bem-estar social.
“O PDI será institucionalizado no primeiro semestre de 2015. Vamos encaminhar a proposta à Assembleia Legislativa do Estado para que seja transformada em lei estadual, ao mesmo tempo em que será incorporada ao Plano Pluri-Anual (PPA) de desenvolvimento do Estado”, explicou Chico.
Através do PDI, a meta é aumentar a participação do PIB (Produto Interno Bruto) industrial, atualmente figurando em 9%, no PIB estadual, mediante a adoção de estratégias e instrumentos de políticas econômicas como o fortalecimento dos incentivos fiscais e financeiros. Além disso, o governo vai fomentar os financiamentos e juros competitivos, ampliando a competitividade nos mercados interno e externo.
Outras ações previstas no PDI é assegurar os direitos a infraestrutura básica para o funcionamento das indústrias e escoamento da produção, a promoção do empreendedorismo com foco em ações associativas e o fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, estimulando processos e produtos inovadores nas empresas. “Para que o Plano de Desenvolvimento Industrial seja uma realidade é fundamental que a Suframa [Superintendência da Zona Franca de Manaus] regulamente os artigos 4º e 6º da Lei 11.732/08, que concede isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para as indústrias que utilizem matérias primas regionais provenientes dos seguimentos animal, vegetal, mineral. O desenvolvimento de nosso Estado não pode mais ser atravancado por conta da burocracia externa”, frisou o governador.