Cotidiano

Centro de Valorização da vida treina voluntários

Neste domingo, 30, foi de aprendizado para 28 pessoas que participaram do Programa de Seleção de Voluntários (PSV), do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Roraima. A seleção foi realizada de 8h às 12h no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima para encontrar e treinar pessoas dispostas a prestar apoio emocional a quem pede ajuda pelo telefone 188.  

Palestras e dinâmicas foram realizadas ao público presente. Entre os palestrantes estava o voluntário especialista do CVV, Danilo Braga, que abordou conteúdos relacionados à compreensão, um ponto chave para os candidatos ao voluntariado. “Aqui é muito importante a questão de confiança, porque são bases básicas que a gente precisa nesse trabalho de ajudar o outro”, ressaltou.

Quem tirou um tempo para se capacitar e ajudar o próximo foi a teóloga Maria Selma de Oliveira, que ficou sabendo da seleção por meio das redes sociais. Ela destacou a importância de ajudar outras pessoas, sem esperar nada em troca. “Mesmo que não pareça muito, mas se cada um de nós tirar um tempo para ajudar o próximo, vamos fazer a diferença para várias pessoas que estão precisando”, afirmou

Para o representante do CVV em Roraima, Guilherme Ramos, o resultado da seleção foi satisfatório e ao longo de mês de outubro, outras atividades serão desenvolvidas para a formação dos voluntários. “Essa seleção de hoje é uma auto-seleção, para que nos próximos dias os voluntários tenham vivências na prática, para que essas pessoas se vejam participando de situações simuladas e ao mesmo tempo recebam a capacitação”, informou.

Essa seleção fez parte do encerramento das atividades do Setembro Amarelo.

CVV – O Centro de Valorização da Vida atua em todo o país, prestando um serviço de apoio emocional voluntário, 24 horas por dia, por meio do número 188, de forma gratuita à qualquer pessoa que estiver precisando conversar. A Assembleia Legislativa de Roraima é parceira da ONG (Organização Não Governamental), que funciona do prédio da Procuradoria Especial da Mulher, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 193, próximo ao Hospital Coronel Mota.