Cotidiano

Carros são arrombados no estacionamento do Hospital da Criança

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

Casos de arrombamento em veículos têm gerado revolta nos servidores do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde relataram à Folha que, pelo menos, duas vezes por mês um carro é alvo de meliantes. A principal reclamação dos denunciantes diz respeito ao local dos crimes: o estacionamento da unidade. 

Um dos servidores que procurou a Folha contou que a situação começou há cerca de um ano, quando os donos dos veículos começaram a encontrar marcas nas janelas e portas de alguns carros. Atualmente, os casos ocorrem até mesmo durante o dia. E o procedimento é quase sempre o mesmo. Os criminosos quebram as janelas e subtraem qualquer objeto de valor que seja encontrado.

Para a maioria dos denunciantes, a situação se torna mais revoltante pela presença constante de agentes de trânsito nas dependências da unidade. Conforme a maioria dos relatos, vários veículos já foram multados por estar em local não apropriado. “Mas se o carro estiver no estacionamento, sofremos o risco de ter o veículo roubado ou quebrado. O portão é aberto 24h e não tem segurança”, contou uma técnica de enfermagem, que preferiu não se identificar.

Os servidores informaram que não há organização em relação ao estacionamento, bem como o fluxo de veículos. Para eles, uma possível solução seria o fechamento do portão e a presença de um segurança para averiguar a entrada/saída de pessoas. “A gente vem com o veículo para cumprir um plantão e acaba voltando com um prejuízo que poderia ter sido evitado se houvesse segurança”, lamentou um enfermeiro que atua há 15 anos na unidade.

Na última semana, a vítima da vez foi um enfermeiro que trabalha há mais de cinco anos no Hospital da Criança. O servidor relatou que chegou a procurar seguranças ou algum agente da Guarda Civil nas redondezas, mas não conseguiu ajuda. “Meu carro fica estacionado em uma vaga para deficientes por conta do meu pai que utiliza cadeira de rodas. A vaga fica bem na entrada, era dia e ainda assim abriram”, declarou.

Ainda na manhã desta quinta-feira, 16, uma servidora teve o carro multado após uma foto do veículo estacionado em local não apropriado ter chegado junto ao órgão de trânsito municipal. “Sou errada por estacionar meu carro em um lugar onde eu possa estar olhando de vez em quando, para não ser roubada, porque a administração não nos assegura e acontecesse isso. Parabéns para a gestão do hospital”, disse.

OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informou em nota que a Guarda Civil Municipal faz um trabalho de segurança dentro das suas competências. Esclareceu que o estacionamento em questão fica na área externa e que segurança pública na cidade é de competência Estadual. A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu ainda que está em andamento um projeto de construção de um estacionamento externo que irá melhorar a estrutura do local, garantindo a segurança de pacientes e servidores.

ESTADO – O Governo foi contatado pela reportagem para um posicionamento, mas até o fechamento desta matéria não teve resposta.

Especialista dá dicas de segurança para casos de arrombamento de veículos

Frente aos casos de arrombamento em veículos, o delegado Clayton Alexandre pontuou dicas visando à prevenção para casos semelhantes. A primeira delas é básica: evitar deixar algo no carro. No entanto, se necessário for, a sugestão é esconder ao máximo e evitar deixar à mostra qualquer item de valor. Outra dica é a aplicação de fumê nos vidros. Além da proteção dos raios solares, o filme esconde o interior do veículo. 

Escolher bem o local onde vai estacionar é outra sugestão. A prioridade são locais iluminados. “Prefira sempre as vagas localizadas em frente a edifícios, onde há a probabilidade de existirem porteiros e câmeras de segurança. Evite lugares desertos, escuros ou com pouca iluminação”, relatou. Um alarme barulhento também é um meio de prevenir qualquer ação criminosa, desde que o motorista verifique se o veículo realmente foi travado e o alarme acionado. Conforme Alexandre, a união de todas as sugestões dificulta as possibilidades de um furto.