Cotidiano

Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami

Representante da Igreja Católica concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 1º, com representantes da Diocese de Roraima

O Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner está em Roraima para acompanhar a crise sanitária que atinge a região da Terra Indígena Yanomami. O representante da Igreja Católica concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 1º, com representantes da Diocese de Roraima.


Dom Leonardo Steiner, Cardeal da Amazônia – Foto: Isabella Cades/FolhaBV

“A Igreja Católica sempre se fez muito presente junto aos povos indígenas, e nesse momento de dificuldade aqui no Estado de Roraima, especialmente junto ao povo Yanomami, nós queremos marcar essa presença. conversando, dialogando, vendo as necessidades e realmente a situação de desnutrição é muito grande, é preocupante”, disse Steiner

O cardeal chegou a Boa Vista nessa terça-feira, 31, para cumprir uma série de compromissos voltados a discutir a tragédia na saúde dos Yanomami. Segundo o Steiner, os motivos para a desnutrição dos indígenas são conhecidos, mas em diálogo agora com algumas lideranças, foram percebidos elementos onde a Igreja pode contribuir.

 “Nós queremos ser solidários, são filhos e filhas de Deus, são pessoas que vivem em regiões distantes, que são povos desassistidos pelo governo nos últimos anos e nós sabemos que a dificuldades que estamos a ver não é nova”, complementa o Cardeal.

Na agenda está uma visita à CASAI Yanomami (Cauamé) além de um encontro com diretores das organizações indígenas: Hutukara Associação Yanomami, Conselho Indígena de Roraima (CIR), Wanassedume Associação Ye´kwana, Associação Ypasali Sanuma, URIHI; e encontro com a Pastoral Indigenista.

Nessa terça-feira, 31, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), maior instância do clero católico brasileiro, divulgou nota classificando como genocídio a tragédia dos povos Yanomami. A CNBB pede que os cristãos manifestem “santa indignação” contra as mortes dos indígenas por doenças e falta de alimentação e pede que sejam apontados os responsáveis para que a justiça prevaleça.

A CNBB também enviou R$ 350 mil para ajuda humanitária e emergencial ao povo Yanomami. Os recursos serão geridos pela Diocese de Roraima para situações de emergência como alimentação, remédios, vestuário, materiais para apoio à economia das comunidades e para custear o deslocamento e transporte aéreo e terrestre.

Quem é

Dom Leonardo Steiner é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira nomeado cardeal da Santa Igreja Romana. O anúncio foi realizado no dia 29 de maio pelo Papa Francisco durante a conclusão do Regina Coeli, em Roma. O arcebispo está entre os 21 nomes eleitos cardeais. Sendo dois brasileiros, ele da Arquidiocese de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).

Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).