Cotidiano

Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami

Representante da Igreja Católica concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 1º, com representantes da Diocese de Roraima

Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami Cardeal da Amazônia visita Roraima para discutir crise yanomami

O Cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Steiner está em Roraima para acompanhar a crise sanitária que atinge a região da Terra Indígena Yanomami. O representante da Igreja Católica concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 1º, com representantes da Diocese de Roraima.


Dom Leonardo Steiner, Cardeal da Amazônia – Foto: Isabella Cades/FolhaBV

“A Igreja Católica sempre se fez muito presente junto aos povos indígenas, e nesse momento de dificuldade aqui no Estado de Roraima, especialmente junto ao povo Yanomami, nós queremos marcar essa presença. conversando, dialogando, vendo as necessidades e realmente a situação de desnutrição é muito grande, é preocupante”, disse Steiner

O cardeal chegou a Boa Vista nessa terça-feira, 31, para cumprir uma série de compromissos voltados a discutir a tragédia na saúde dos Yanomami. Segundo o Steiner, os motivos para a desnutrição dos indígenas são conhecidos, mas em diálogo agora com algumas lideranças, foram percebidos elementos onde a Igreja pode contribuir.

 “Nós queremos ser solidários, são filhos e filhas de Deus, são pessoas que vivem em regiões distantes, que são povos desassistidos pelo governo nos últimos anos e nós sabemos que a dificuldades que estamos a ver não é nova”, complementa o Cardeal.

Na agenda está uma visita à CASAI Yanomami (Cauamé) além de um encontro com diretores das organizações indígenas: Hutukara Associação Yanomami, Conselho Indígena de Roraima (CIR), Wanassedume Associação Ye´kwana, Associação Ypasali Sanuma, URIHI; e encontro com a Pastoral Indigenista.

Nessa terça-feira, 31, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), maior instância do clero católico brasileiro, divulgou nota classificando como genocídio a tragédia dos povos Yanomami. A CNBB pede que os cristãos manifestem “santa indignação” contra as mortes dos indígenas por doenças e falta de alimentação e pede que sejam apontados os responsáveis para que a justiça prevaleça.

A CNBB também enviou R$ 350 mil para ajuda humanitária e emergencial ao povo Yanomami. Os recursos serão geridos pela Diocese de Roraima para situações de emergência como alimentação, remédios, vestuário, materiais para apoio à economia das comunidades e para custear o deslocamento e transporte aéreo e terrestre.

Quem é

Dom Leonardo Steiner é o primeiro bispo da Amazônia Brasileira nomeado cardeal da Santa Igreja Romana. O anúncio foi realizado no dia 29 de maio pelo Papa Francisco durante a conclusão do Regina Coeli, em Roma. O arcebispo está entre os 21 nomes eleitos cardeais. Sendo dois brasileiros, ele da Arquidiocese de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).

Dom Leonardo Steiner já foi duas vezes secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo Auxiliar de Brasília. Além de Arcebispo Metropolitano de Manaus, é presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e primeiro vice-presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.