Cotidiano

Capacitação para abordagem a pacientes é ofertada a profissionais da Saúde

Cursos disponíveis são: Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia e Suporte Avançado de Vida em Pediatria

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União, seleção para três cursos voltados para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, visando qualificação das estratégias de enfrentamento às situações de urgência e emergência no Brasil.

Confira o edital completo

Ao todo, há 1.514 vagas pra profissionais de sete Estados. Para Boa Vista, capital de Roraima, são 121 oportunidades distribuídas entre os cursos Suporte Básico de Vida (66), Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (44) e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (11).

As inscrições podem ser feitas das 0h01 da próxima terça-feira (7) às 23h59 do dia 21 de junho (horário de Brasília), pelo site https://sosdeponta.unasus.gov.br/. Os detalhes da seleção, como cronograma, documentos e requisitos exigidos para a seleção, podem ser conferidos no edital.

Os cursos

Suporte Básico de Vida: Capacitação voltada ao reconhecimento e ao tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar. Carga horária: quatro horas presenciais. Público-alvo: Auxiliares de Enfermagem, técnicos de Enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas.

Suporte Avançado de Vida em Cardiologia: Qualificação profissional para o atendimento de emergências, como por exemplo: arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e situações de parada cardiorrespiratória. Carga horária: 16 horas presenciais. Público-alvo: Enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

Suporte Avançado de Vida em Pediatria: Foco nos conceitos importantes de avaliação sistemática do paciente pediátrico, suporte básico de vida, ressuscitação efetiva, reconhecimento de diferentes situações de emergência que antecedem uma parada cardiorrespiratória. Carga horária: 18 horas presenciais. Público-alvo: Enfermeiros e médicos.