Cotidiano

Cão farejador reforça fiscalização de frutos da mosca de carambola

Uma fêmea de pastor belga malinois, com o nome de Frida é responsável por farejar frutos hospedeiros

Uma fêmea de pastor belga malinois, com o nome de Frida, agora reforça a vigilância no Aeroporto Internacional de Boa Vista. O trabalho da cadela é farejar e descobrir frutos hospedeiros da mosca da carambola, evitando o transporte da praga para outros Estados.

O trabalho é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e tem apoio do governo de Roraima, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). Ele é executado em um posto de vigilância montado em uma das entradas do Aeroporto, controlando o acesso dos passageiros, que precisam passar pela vigilância para se dirigir ao check-in.

Segundo informou o médico veterinário e auditor fiscal do Ministério, Romero Teixeira, responsável pelo trabalho com a cadela, o animal é treinado para detectar produtos vegetais e animais. Ela consegue descobrir frutas, sementes, hortaliças, carne, produtos cárneos, pescado e lácteos.

 “Ela [cadela] aponta o focinho para onde está o produto, logo em seguida se deita. Se o alimento estiver no alto, ela fica em pé. Nesses dias aqui ela já identificou paçoca, peixes e camarão. É um animal dócil que não late, não morde e nem avança. Ela faz só o que foi treinada para fazer,” disse o veterinário.

Segundo informou o médico veterinário e auditor fiscal do Ministério, Romero Teixeira, responsável pelo trabalho com a cadela, o animal é treinado para detectar produtos vegetais e animais (Foto: Divulgação)

CÃO DE DETECÇÃO

De acordo com informações do Ministério, o cão consegue efetuar fiscalização de bagagens, encomendas, pessoas, cargas, veículos entre outros, em um tempo 95% menor do que os outros métodos com a intervenção humana ou aparelhos.

Esta eficiência permite um melhor gerenciamento de toda cadeia de fiscalização fronteiriça, em todos os aspectos possíveis: otimização do emprego de servidores, aumento do percentual de seleção, aumento de eficiência e sensibilidade dos processos de trabalho, possibilidade de fechamento de desembarques e inspeção total.

VANTAGEM DO USO DE CÃES

O uso de cães tem baixíssimo custo de operação e manutenção, uma das melhores opções para auxílio das forças de fiscalização e defesa agropecuária, no monitoramento de qualquer material de interesse, seja ele permitido, controlado ou proibido.