Cotidiano

Candidatos querem saber se prova será aplicada durante pandemia

Candidatos estão preocupados com a maneira de como serão distribuídos os inscritos em salas de aula, para que se evite aglomeração nesse período de pandemia

Com a proximidade do dia da aplicação das provas objetivas do concurso para agente penitenciário da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), prevista para o dia 27 de setembro, candidatos estão preocupados com a maneira de como serão distribuídos os inscritos em salas de aula, para que se evite aglomeração nesse período de pandemia.

“Faltam menos de 20 dias para a prova, e até agora a organização não informou como será feita a aplicação das provas, se serão adiadas ou não. São mais de 22 mil candidatos, e para manter distanciamento seriam necessárias no mínimo mil salas de aula, o que seria quase impossível”, relata o candidato Thiago de Melo, que mora em Natal/RN.

Ainda de acordo com Melo, candidatos estão preocupados por morarem em outros estados e ainda não terem recebido a confirmação sobre a realização das provas.

“O problema maior é que assim como eu, milhares de outros inscritos são de fora de Roraima. Então precisamos de tempo hábil para desmarcar ou remarcar voos e reservas em hotéis. Tem candidato que nem comprou a passagem ainda, pois não tem certeza sobre a realização da prova”, acrescenta o candidato.

Em publicações da Sejuc em rede social, vários candidatos têm feito comentários cobrando resposta sobre a aplicação das provas. Como exemplo, uma candidata que solicita que falem sobre o concurso por meio de nota oficial dizendo como vai funcionar.

Outro pede esclarecimentos se a prova será adiada ou não, e se não for como será a aplicação nesse período de pandemia. “Não sei para que torturar dessa forma os candidatos. Deveriam adiar logo e acabar com essa ansiedade”, comentou uma candidata.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Sejuc, e por meio de nota a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que demandas relacionadas à execução do certame são com a empresa contratada para tal finalidade.

AOCP – O Instituto AOCP, empresa responsável pela coordenação do concurso concurso de Agente Penitenciário da Sejuc, por meio de nota, informa que não há alteração na data de aplicação da prova, até o momento.

Explicou que o Instituto AOCP, em conjunto com o órgão contratante, estuda e acompanha o controle da pandemia no Estado, bem como decretos e legislações pertinentes para a melhor e correta decisão quanto a confirmação da aplicação da prova na data prevista. Os candidatos devem manter-se atentos ao canal oficial de divulgação, que é o site do certame, para ficarem inteirados de todos os processos.

Esclareceu ainda que, independente da data da prova, todas as medidas cabíveis com relação a segurança do candidato serão adotadas, respeitando as exigências dos órgãos de Saúde, assim como uso obrigatório de máscaras por todos os envolvidos, distanciamento devido entre as mesas de cada candidato, distribuição de cartazes com orientações nos locais e demais ações pertinentes ao assunto.

Informou também que o Instituto AOCP também já prepara um material informativo com as orientações de biossegurança, que deverá ser divulgado em breve no canal oficial do concurso. As dúvidas podem ser solucionadas pelo CRC (Central de Relacionamento com o Candidato), de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, pelo telefone (44) 3013-4900, ou pelo e-mail: [email protected].