Cotidiano

Campanha de doação de sangue celebra fim da restrição para público LGBT+

Projeto mobiliza grupo que até um ano atrás era considerado não apto, e que precisavam omitir a sexualidade para praticar este gesto de solidariedade

“Eu sou homossexual e quero doar sangue”. Até ano passado, se alguém dissesse isso durante a triagem, muito provavelmente seria impedido de doar sangue. Somente em maio de 2020 o ato discriminatório previsto na Resolução RDC nº 34/14, e na Portaria nº 158/16 do Ministério da Saúde, deixou de vigorar, após decisão do STF Supremo Tribunal Federal (STF).

Para comemorar e incentivar esta comunidade a doar, o movimento Boa Bixa lançou a campanha “Mutirão Pela Vida”, para motivar pessoas a doarem, independentemente da sua orientação sexual. A ação será realizada nesta terça-feira (31), das 14h às 16h, no Hemoraima (Hemocentro de Roraima), localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto. 

Um dos representantes do movimento, Tallus Dimitrius explicou que agora, as pessoas assumidamente homossexuais estarão sujeitas aos mesmos critérios de doação que uma pessoa heterossexual. 

“Esta campanha vem para comemorar e mostrar para a comunidade LGBT roraimense que a gente pode ajudar alguém. Sempre foi negado esse espaço à gente, o de poder ajudar alguém. É claro que depende do perfil da pessoa, do comportamento dela. Mas muitos heterossexuais também têm uma ‘vida perigosa’, por isso foi importante cair essa medida do Ministério da Saúde, pois ela generalizava, como se todas as pessoas LGBT’s tivessem um comportamento de risco”. 

O militante LGBT+ lembrou que sempre ouviu relatos de pessoas que se sentiam constrangidas de se candidatarem à doação. “Eu já participei de uma campanha de doação de sangue pela minha universidade e eu não pude doar porque era abertamente LGBT. Esse constrangimento não precisa acontecer mais, e se acontecer você pode denunciar”, incentivou. 

Mais informações sobre o projeto no Instagram @boabixarr.

Doação

Para doar, candidato deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar cópia da identidade.
 
É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto.

Agendamentos podem ser feitos pelo 98404-9593, mas as doações espontâneas são sempre bem recebidas na Unidade. O Hemoraima atende de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.