Cotidiano

Campanha arrecada absorventes para detentas do Sistema Prisional

Intenção da campanha é incentivar a responsabilidade social e promover a dignidade menstrual, em especial, entre as mulheres em situação de vulnerabilidade 

O Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) lança neste mês de março em referência ao Dia Internacional da Mulher, a campanha ‘Absorvendo Carinho’ que visa arrecadar produtos de higiene íntima como absorventes descartáveis, lenços umedecidos, sabonetes, creme dental e escovas de dente.  

A intenção da campanha é incentivar a responsabilidade social e promover a dignidade menstrual, em especial, entre as mulheres em situação de vulnerabilidade. 

A expectativa é de reunir 180 kits, cada um com no mínimo: 48 absorventes, 2 pacotes de lenços umedecidos, 1 escova de dente e 2 cremes dental. As doações serão destinadas às detentas da Penitenciária Agrícola do Monte Brasil, localizada na zona rural da capital Boa Vista e a maior penitenciária do estado de Roraima. 

A falta de acesso a absorventes por questões econômicas ou circunstanciais – como no caso da população carcerária e moradoras de rua – provoca grandes riscos para a saúde de quem precisa lidar com a situação. Isso porque métodos como uso de tecidos, pedaços de colchão, jornais e até miolos de pão são utilizados durante o período menstrual para suprir a falta dos itens de higiene.  

Para quem quiser colaborar, os três prédios da TCERR estarão abertos para as doações até o dia 31 de março. Eles estão localizados na Avenida Capitão Ene Garcez, na Rua Agnelo Bittencourt e na Avenida Capitão Júlio Bezerra, antiga sede do Banco do Brasil.