Cotidiano

Câmara de Rorainópolis empossa mais um presidente réu por improbidade

Edivam Ivo revelou que, ao ser questionado pelo MP, devolveu “espontaneamente” a diária que recebeu para o Legislativo municipal, em processo que investiga três ex-presidentes da Casa e o novo primeiro-secretário da mesa diretora

O vereador Edivam Ivo (Solidariedade) foi empossado presidente da Câmara Municipal de Rorainópolis nessa segunda-feira (2), em sessão solene aberta ao público, para comandar a Casa no biênio 2023/2024. A mesa diretora, reeleita em 2022 por oito votos a cinco, também é composta por Davi Ibernom Mendes (vice), Gilmário Alves (primeiro-secretário) e Francielle Novo (segunda-secretária).

LEIA MAIS


A nova mesa diretora da Câmara de Rorainópolis (Foto: Divulgação)

Ivo é réu por improbidade administrativa em uma ação civil pública, iniciada em 2018, que investiga 11 vereadores (incluindo o novo primeiro-secretário Gilmário Alves e três ex-presidentes da Casa, Márcio da Alba, Luis do Posto e Adriano Souza) e outros 15 servidores da Casa que, entre 2015 e 2018, não teriam prestado contas de diárias recebidas e explicado a relação dessas viagens com o interesse público. O valor da causa é de R$462.450.

O processo, conhecido como “farra das diárias”, foi remetido ao Ministério Público de Roraima (MPRR) e os investigados apresentaram contestações. Em 2019, o MP chegou a pedir o afastamento dos parlamentares.

Procurado pela Folha, o novo presidente da Câmara revelou que, ao ser questionado pelo órgão ministerial, devolveu “espontaneamente” a diária de R$ 250 que recebeu em 2017 para o Legislativo municipal. “O processo ainda se encontra em fase de instrução, onde foi apresentada a contestação e todas e provas necessárias para o julgamento do caso”, esclareceu.

Nascido em Rorainópolis, Edivam Ivo tem 39 anos e está em seu segundo mandato. Nas eleições de 2020, ele foi o quarto vereador mais votado, com 491 votos. Na área profissional, ele tem um curso técnico em Tanatopraxia, uma técnica usada para preparar o corpo de mortos para o velório.