Cotidiano

Caixa realiza ações destinadas a 10 mil famílias indígenas de Roraima

Protocolo de intenções assinado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai beneficiar famílias de sete municípios do Estado.

Uma parceria firmada entre a Caixa e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nesta terça-feira, 7, por meio de um protocolo de intenções, vai beneficiar cerca de 30 mil famílias dos estados do Amazonas e Roraima. As ações estão destinadas para os casos de famílias que estão em regiões remotas, com acolhimento e orientações para inclusão e recadastramento no programa Bolsa Família. Os aspectos culturais e as tradições locais serão respeitados durante a execução dos trabalhos.

Estão envolvidos nessa união de forças outros Ministérios e órgãos do governo federal. O projeto foi apresentado por meio de um evento que contou com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e da presidenta da CAIXA, Rita Serrano.

“Apoiar a população mais vulnerável é nossa missão. Vamos levar um atendimento mais próximo, humanizado, e que respeite a cultura e a tradição dos povos indígenas”, afirma a presidenta Rita Serrano.

 Os atendimentos serão iniciados nesta quinta-feira, dia 9, com a chegada do Caminhão Caixa em Bonfim que também receberá uma nova agência da Caixa. Serão contempladas, no total, 10 mil famílias em sete municípios, mas, o caminhão fará rota periódica apenas em quatro municípios do estado.

Para um atendimento mais próximo, a CAIXA fará parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), prefeituras e outras entidades locais. Em algumas localidades, haverá a expansão de terminais lotéricos e o banco avalia municípios que poderão receber novas unidades lotéricas e agências bancárias. A CAIXA vai investir também na expansão do atendimento remoto.

Rota do Caminhão CAIXA:

A unidade móvel presta os mesmos serviços de uma agência, com atendimento aos beneficiários dos programas sociais, senha de beneficiários do INSS, Abono Salarial (PIS), FGTS, auxílio na utilização dos aplicativos CAIXA (CAIXA Tem, Internet Banking, FGTS, por exemplo), desbloqueio de cartão e senha de contas, dentre outros.

A primeira rota do Caminhão CAIXA contempla quatro municípios de Roraima:

■ 09/02 a 24/02: Bonfim (RR)

■ 27/02 a 10/03: Normandia (RR)

■ 13/03 a 24/03: Amajari (RR)

■ 27/03 a 06/04: Mucajaí (RR)

A presidenta da Caixa informou ainda que também estão sendo reorganizadas estratégias para redução de desigualdades sociais, em prol do direito à moradia digna. Para isso, foi criado Grupo de Trabalho com foco no retorno do Programa Minha Casa Minha Vida. Em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a CAIXA ainda trabalha na revisão dos inscritos no Cadastro Único, medida essencial para que a ajuda dos programas sociais do Governo chegue a quem realmente precisa.

Por fim, serão criadas ainda em fevereiro, as Salas das Cidades e Estados em 13 capitais brasileiras. Os espaços exclusivos são dedicados ao atendimento de gestores públicos e contam com corpo técnico especializado para prestar assessoramento institucional e negocial aos representantes de estados e municípios.