Cotidiano

Caer inicia interligação a reservatório e bairro vai ficar sem água

No dia 03 de março, terça-feira, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) inicia as manobras de interligação do sistema de abastecimento do Bairro Cidade Satélite, ao reservatório elevado (caixa d’água) com a capacidade para 2.100 mᶟ de água. Uma vez em operação, o sistema de abastecimento vai atender mais de 10 mil domicílios.

Para realizar a manobra será necessário desligar o sistema das 13h às 19 horas, período em que os técnicos farão a realização da interligação da rede adutora ao sistema do novo CRD Satélite. Ao todo, serão implantados a rede de 300 metros de extensão. Trata-se de uma rede com 30 metros diâmetro e 400 mm, em ferro fundido.

O serviço será realizado na Avenida Dom José Aparecido, na entrada do bairro por equipes técnicas da Caer e da empresa LB Construções, responsável pela execução da obra.

Esta intervenção marca o início dos testes hidráulicos nos reservatórios para o funcionamento em definitivo do novo sistema, o que deve melhorar também o abastecimento de água potável nos bairros, Murilo Teixeira Cidade, Cidade Universitária e Residencial Vila Jardim, beneficiando mais de 40 mil pessoas com água tratada e de qualidade.

A obra teve início em 2012 e passou por duas gestões sem ser concluída, foi paralisada com cerca de 80%, devido a empresa responsável pela execução da obra ter abandonado o serviço na gestão passada. Em 2019, foi feita uma nova licitação para conclusão, no valor de R$ 1.321.811,78.

ENTENDA O SISTEMA – O Centro de Reservação e Distribuição da rede de abastecimento de água do bairro Cidade Satélite compreende um reservatório apoiado de 1.800 mᶟ, um elevado de 300 mᶟ, uma Estação Elevatória de Água Tratada, um prédio para abrigar a Unidade de Tratamento de Água, além de dois poços profundos.