Cotidiano

BR-174 é bloqueada por manifestantes

O ato se dá em razão do atraso no pagamento dos salários dos servidores estaduais; As manifestantes estão permitindo a passagem apenas de pessoas com problemas de saúde

Esposas de bombeiros e policiais militares de Rorainópolis, município situado na região Sul, realizam nesse momento o bloqueio da BR-174, rodovia federal que liga Roraima ao estado do Amazonas. O ato se dá em razão do atraso no pagamento dos salários dos servidores estaduais.

De acordo com informações obtidas pela FolhaWeb, a mobilização para o ato começaram por volta das 6h20. Pneus foram colocados para bloquear o fluxo de veículos e as manifestantes estão permitindo a passagem apenas de pessoas que, por ventura, necessitam de atendimento de saúde.

Até momento não há informações de que a manifestação está sendo acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desde a última sexta-feira, dia 2, as mulheres dos servidores da segurança pública estão promovendo uma série de mobilizações em favor de seus maridos, que estão há pouco mais de 60 dias com os salários atrasados.

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, 5, o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Enoque Rosas, afirmou que a nova meta da pasta é usar o próximo repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que sairá nesta sexta-feira, 9, para terminar de pagar o salário referente ao mês de setembro de servidores efetivos e comissionados.

Quanto ao mês de outubro, o secretário explicou que a folha já está sendo paga para as secretarias estaduais de Saúde e Educação. Para as demais secretarias, o pagamento se dará de acordo com a arrecadação diária de tributos, após o repasse do dia 9 finalizar os pagamentos referentes a setembro.

A justificativa não convenceu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, que analisou a medida adotada do governo como inconsistente.

“Com essas declarações, o Governo demonstra não ter total domínio das medidas que está adotando para garantir esses pagamentos. Nós sabemos que ainda existem bloqueios a serem feitos, eles [Governo] dizem que regularizaram essas pendências, o secretário [da Sefaz] vai a imprensa e declara que o Estado vai pagar os vencimentos dos servidores remanescentes que não foram pagos até o dia 10, valor referente ao mês de setembro, mas não existe nada de consistente nisso, e isso tem criado uma divisão entre os servidores”, destacou.

Acompanhe a entrevista completa da Live do programa Bom Dia Roraima, disponível na página da Rádio Folha 100.3 no Facebook.