Cotidiano

Bombeiros treinam resgate em penhascos; veja fotos

Atividades simuladas foram realizadas em Pacaraima

Militares do Corpo de Bombeiros de Roraima fizeram esta semana um treinamento de salvamento a vítimas de acidente em penhascos. 

Dez homens separados em duas equipes empenhadas em salvar uma vítima de dentro de um penhasco. Este foi o grande desafio da 3º Companhia do 2º Batalhão de Proteção Ambiental Bombeiro Militar (BPABM) que participaram esta semana de um treinamento de resgate à altura realizado em uma área de serra na BR-174 em Pacaraima.

“O treinamento iniciou às 10 horas quando as guarnições foram acionadas de surpresa com a informação que um trabalhador havia caído em um penhasco em uma área de serra. Ao chegar ao local as guarnições se depararam com uma vítima (militar) de aproximadamente 90kg e 1,80m de altura, em um barranco a aproximadamente 10 metros de altura. A vítima estava consciente, mas com fratura nos membros inferiores” disseram os bombeiros ao explicar o treinamento.

Foram cinco dias de treinamentos, sendo que o último foi na prática. De acordo com o comandante da 3ª CIA, capitão Paulo Travassos, que acompanhou toda a simulação coordenando as atividades. 

Os bombeiros fizeram uma tirolesa para retirar uma maca com a vítima do penhasco. Toda a técnica de sustentação das cordas e transporte foi feito de forma a tudo sair corretamente.

“Os principais objetivos do treinamento eram: localizar a vítima, imobilizá-la e fazer a retirada usando as técnicas corretas de salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar. O treinamento durou cerca de 40 minutos. Após a simulação, os militares se reuniram para debater sobre esse tipo de ocorrência, acertando detalhes e corrigindo possíveis erros” concluiu.