Cotidiano

Bolsonaro confirma início das obras do Linhão Manaus-Boa Vista

O presidente concedeu entrevista ao programa Quem é Quem da FolhaFM 100.3

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta quarta-feira (29) o início das obras do Linhão Boa Vista-Manaus, que vai interligar Roraima ao Sistema Nacional de Energia (SNI). A informação foi confirmada por Bolsonaro durante entrevista exclusiva ao programa Quem é Quem da FolhaFM 100.3, apresentado pela radialista Cida Lacerda. (Confira o vídeo abaixo).

O estado é o único do Brasil que ainda não possui ligação com o SNI. “Essa data, pra todos nós brasileiros, em especial para homens e mulheres de Roraima, é importante. É o início das obras do Linhão, ligando Manaus e Boa Vista […] Não será muito rápida essa obra, em menos de três anos ela será concluída. […] Esse pesadelo, em menos de três anos, deixará de existir nesse estado maravilhoso chamado Roraima”, disse o presidente.

O presidente convocou apoiadores a participar de um ato às 16h desta quarta, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, onde deve discursar ao lado do governador Antonio Denarium (PP), e fazer anúncios que prometem garantir a “independência de Roraima”. 

No mesmo evento,  Bolsonaro oficializou o início dos testes da Usina Terrmelétrica Jaguatirica II. “Esse empreendimento vai reduzir o custo da geração de energia em Roraima em 35%, e a emissão de gás carbônico em 38%”, destacou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

A termelétrica Jaguatirica II, operada pela empresa Eneva, custou R$ 1,8 bilhão, foi construída de 2019 a 2021, e gerou mais de 2 mil empregos durante as obras. A usina deve entrar em operação comercial ainda em 2021, e promete reduzir em 35% as emissões de CO2 (dióxido de carbono) e 99% de óxido de nitrogênio, com a substituição da matriz de geração local, atualmente baseada em diesel, por gás natural.

O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou a entrega simbólica de 12 vans para atender a capital Boa Vista e 11 munícipios do interior, como Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã, no apoio ao transporte de alimentos adquiridos da agricultura familiar da região.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o representante da empresa francesa Vinci Airports SAS, oficializaram os contratos de concessão de sete aeroportos da região Norte, entre eles, o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, arrematado em um leilão de abril deste ano por R$ 420 milhões.

“Boa Vista está ganhando o maior operador de aeroportos do mundo”, disse o ministro. “O morador do Norte, de Roraima, merece a mesma infraestrutura do morador do Sudeste […] Aumentar a conectividade significa aumentar a quantidade de voos e melhores tarifas”, completou.

Ainda durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium sancionou a lei estadual que reduz de 17% para 12% a alíquota do ICMS do gás de cozinha.

Além disso, Denarium e o presidente do Incra (Instituto de Colonização de Terras), Geraldo Melo Filho, assinaram conjuntamente a transferência de 12 glebas da União para o Estado de Roraima.

“Em mil dias de Governo Bolsonaro, de Governo Denarium, estamos acabando com todos os entraves que existiam no estado de Roraima”, disse Denarium, que revelou que o anúncio das 16h também tem a ver com a regularização fundiária do estado.

Confira a entrevista do presidente: