Cotidiano

Boletim e testagem em massa podem definir data de retorno de aulas

O retorno das aulas, tanto da rede estadual e municipais de ensino, dependerá da elaboração do protocolo/planejamento de retorno das atividades bas escolas

“Não há data prevista para retorno das aulas”. Essa informação é da secretária estadual de Educação, Leila Perussolo, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (26), no Palácio do Governo.

Ela explicou que para definir a data da volta das atividades nas escolas, tanto da rede estadual e municipais de ensino, está sendo elaborando protocolo/planejamento de retorno das aulas.

“Esse protocolo/planejamento é um documento exigido a todos os estados, a todas as secretarias estaduais e municipais, e tomará como base o boletim epidemiológico e também a testagem em massa que teremos dentro de 20 dias, por meio do inquérito epidemiológico, conforme disse o secretário de Saúde”, esclareceu Leila.

A secretária afirmou que em Roraima está sendo feita uma articulação, estado e municípios, por meio da Udime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação]. “Estamos conversando com todos os secretários municipais de Educação, para que possamos acompanhar o boletim e inquérito epidemiológico, para que a gente tome uma decisão de data do retorno das aulas”, disse Leila. 

“No entanto o que antecipa a data prevista é o nosso planejamento/protocolo, que iniciará com o olhar para as nossas infraestruturas e aquisição dos equipamentos de proteção individual, que serão necessários”, comentou a secretária.