Cotidiano

Boa-vistenses vivem noite de caos após chuva prolongada

Iniciada por volta das 19h de ontem, 10, a chuva se estendeu até a madrugada deste sábado, 11

*ATUALIZADA ÀS 16h07

A rotina do cidadão boa-vistense foi de caos durante a chuva prolongada que caiu sobre a cidade durante todo o período da noite de ontem, 10, e parte da madrugada deste sábado, 11.

Vários pontos da capital foram prejudicados por conta dos alagamentos e quem estava na rua tentou se proteger como podia.

No cruzamento das avenidas Santos Dumont com Getúlio Vargas, por exemplo, praticamente na divisa entre os bairros São Pedro e Canarinho o volume da água deixou uma parada de ônibus totalmente ilhada, e passar de carro pela região era uma missão apenas para os mais audaciosos.

A intensidade das chuvas foi tão intensa que parte do forro de uma faculdade situada no bairro Caçari veio abaixo. Estudantes que estavam na unidade no momento da chuva registraram a preocupação dos funcionários de uma lanchonete.

Parte do fosso de gesso acabou caindo com a intensidade das chuvas (Foto: Divulgação)

A reportagem entrou em contato com a direção da instituição, que informou que os problemas que ocorreram durante as chuvas de ontem foram ocasionais e que já tomou as medidas de reparo dos ambientes mostrados nas fotos que foram publicadas na internet.

PREFEITURA – De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o índice de chuva registrado pela Defesa Civil Municipal, no período do no início da noite de sexta-feira, 10, e madrugada deste sábado, 11, foi de 80 milímetros (mm) e que somente uma única ocorrência relacionada a queda de uma árvore em via pública foi registrada por meio do número 156.

“Desde a implantação da Patrulha da Chuva muitas obras e serviços de retenção de alagamentos foram feitas, além de obras emergenciais nas áreas mais críticas da cidade”, destacou, em nota.

A Administração Municipal ressalta ainda que em muitos locais, foi identificado rápido escoamento da água devido ao trabalho constante de limpeza feito na cidade.

“Vale lembrar que as equipes da Patrulha da Chuva trabalham o ano todo com a limpeza de ruas, canais, boca de lobo, bueiros, recolhendo lixo e galhadas, o que contribui diretamente para que a água da chuva não fique empossada por muito tempo nas ruas de Boa Vista, diminuindo assim os transtornos durante o inverno”, destacou.

Por fim, a nota reforça que o lixo jogado nas ruas acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, uma vez que a sujeira dificulta a passagem da água, impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto.

“A Prefeitura sempre recomenda que os moradores também sejam parceiros, contribuindo com a limpeza das ruas e evitando as alagações”, concluiu.


QUEDAS DE ENERGIA- Além dos pontos de alagamento, as quedas de energia também foi outro problema enfrentado pela população da capital na noite de ontem. Foram pelo menos duas quedas de energia em um curto espaço de tempo.

A equipe de reportagem encaminhou uma demanda para a assessoria de comunicação da Roraima Energia e também aguarda manifestação da empresa.