Cotidiano

Boa Vistenses produziram 75 toneladas de lixo só em janeiro

A operação de limpeza é feita de acordo com um cronograma executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente

Desde janeiro já foram recolhidas 75 toneladas de resíduos sólidos de canais, bueiros e córregos da cidade. As equipes recolheram também quase 5 mil toneladas de galhadas das ruas da capital, um serviço que acontece a cada quatro meses de acordo com cronograma feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. 
 
A Prefeitura faz também a coleta de lixo domiciliar e fluvial, coleta de resíduos hospitalares (lixo comum), limpeza de comunidades indígenas, das feiras, das praças e banheiros públicos. Ao todo trabalham na operação de limpeza 26 equipes com o total de 602 agentes.

A Prefeitura de Boa Vista conta com um cronograma de coleta de lixo domiciliar que informa os dias da semana e o horário que o caminhão do lixo vai passar em cada bairro. Esse cronograma a população tem acesso no site da prefeitura (https://www.boavista.rr.gov.br/calendario-de-coleta-de-lixo). Isso ajuda a população a se organizar para manter a casa limpa e nos ajuda também a evitar lixo pela cidade.

A limpeza geral dos bairros ocorre ao longo do ano todo, e são recolhidos apenas os entulhos gerados pelo roço e capina das equipes de limpeza de cada bairro.

De acordo com o Código de Postura do Município, os entulhos e galhadas são de responsabilidade de cada morador. O serviço de retirada de entulhos e galhadas deve ser solicitado por meio do site da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças: boavista.saatri.com.br. O contribuinte deve pagar uma taxa de R$ 200,00, no caso de galhadas, e R$ 300,00 para recolhimento de entulhos por carrada.  O morador também pode optar por contratar serviços privados, de empresas que trabalham com recolhimento de entulhos.
 
É importante destacar a participação da população para manter a cidade limpa, todos podem contribuir informando através do 156, sobre quem jogar lixo em locais proibidos.

Meu compromisso é de continuar o trabalho de manter a cidade limpa e linda, mas  conto com o apoio da população que também pode ajudar muito”, disse o prefeito Arthur Henrique(MDB). 

LIXÃO 
Com a quantidade cada vez maior de lixo produzida pela população, Um dos desafios que o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB) tem é a implantação do novo aterro sanitário na Capital.

 Em entrevista a Folhabv logo após ter sido eleito ele afirmou que no plano municipal já consta a meta de construção de um novo aterro e encerramento do atual.

“Já está pronto o projeto para construção do novo aterro e vamos licitar, adequado ao que a lei municipal já define. Ficará localizado próximo da mesma região, do aterro onde existe hoje. Vão ser abertas novas células e essas células vão estar prontas para receber os resíduos da população de Boa Vista pelos próximos 20 anos”, afirmou o prefeito.