Cotidiano

Boa Vista sobe 49 posições no ranking de competitividade dos municípios

Pesquisa avaliou 411 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, por meio de 65 indicadores. Lista é usada como fonte de dados para o desenvolvimento de políticas públicas e atração de investimentos

Boa Vista saltou 49 posições e ficou em 192º lugar no ranking geral de competitividade dos municípios brasileiros, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre as capitais brasileiras, a cidade está em 18º e, no Norte, ocupa a 3ª posição. A lista é usada como fonte de dados para o desenvolvimento de políticas públicas e atração de investimentos.

Boa Vista foi a única cidade de Roraima avaliada na pesquisa, que analisou o total de 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. O estudo analisou 65 indicadores relacionados ao funcionamento da máquina pública, e a questões fiscais, de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações.

Os indicadores foram subdivididos nas dimensões “Instituições”, “Sociedade” e Economia”. No quesito “Instituições”, composto pelos pilares “Sustentabilidade fiscal” e “Funcionamento da máquina pública”, Boa Vista ficou em 130º, 75 colocações a menos em relação a 2020.

Na dimensão “Sociedade”, formada pelos pilares “Acesso à saúde”, “Qualidade da saúde”, “Acesso à educação”, “Qualidade da educação”, “Segurança”, “Saneamento” e “Meio ambiente”, a capital de Roraima subiu 61 colocações e ficou em 270º.

Por fim, na dimensão “Economia”, composta pelos pilares “Inserção econômica”, “Inovação e dinamismo econômico”, “Capital humano” e “Telecomunicações”, Boa Vista saltou 55 colocações e ficou em 108º lugar.

Boa Vista ficou acima da média nacional em ranking de competitividade e sustentabilidade

Neste ano, o CLP também divulgou um ranking de competitividade incluindo indicadores de meio ambiente, como ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) e de ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU).

No quesito ESG, Boa Vista ficou em 207º lugar com 62,11 (acima da média nacional, de 60,35). No ODS, a cidade ficou em 161º, com nota 64,45 (acima da média nacional, de 58,61). Nas duas camadas, ficou em 15º lugar no ranking de capitais.

A FolhaBV procurou a Prefeitura de Boa Vista para avaliar os resultados do ranking e aguarda retorno.