DADOS DA OIM

Boa Vista bate recorde no ano em número de venezuelanos fora dos abrigos da Acolhida

Número revela crescimento mensal de 27%. Houve aumento de 34% no número de migrantes e refugiados em ocupações espontâneas

Invasão de venezuelanos em imóvel particular de Boa Vista
Invasão de venezuelanos em imóvel particular de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Maio fechou com 2.845 migrantes venezuelanos fora dos abrigos da Operação Acolhida em Boa Vista, maior número mensal registrado em 2023. A informação divulgada nesta quarta-feira (28) é da OIM (Organização Internacional para as Migrações).

Em relação a abril, o número revela crescimento total de 27%. A OIM passou a monitorar um novo espaço de ocupações espontâneas na cidade, o que também ajudou a elevar em 34% o registro mensal nesses locais – onde residiam, em maio, 1.287 migrantes.

No alojamento Posto de Recepção e Apoio (PRA), onde estavam 1.093 venezuelanos, foram 21% a mais nos serviços de pernoite comparado com abril. Em situação de rua, a OIM identificou 465 migrantes, a ampla maioria perto da rodoviária de Boa Vista.

Pacaraima

Em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, a população refugiada e migrante venezuelana fora dos abrigos da Operação Acolhida aumentou 4% entre abril e maio, chegando a 2.455 estrangeiros.

No PRA, foram encontradas 545 pessoas, 1% a menos que em abril. Em ocupações espontâneas, onde estavam 1.691 migrantes, o aumento foi de 6%. Por fim, a OIM identificou 219 morando na rua. As pesquisas foram feitas de 22 a 29 de maio.