Cotidiano

Blitz educativa alerta para o perigo do tráfico humano

Nesta terça-feira, 23, é o dia Internacional de Combate à Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças

As estradas e rodovias federais se tornam alvo de sonhos e pesadelos para pessoas que estão atrás de uma vida melhor. Organizações criminosas enganam e transformam mulheres e crianças em mercadorias.

Nesta quinta-feira (23) é o dia Internacional de Combate à Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças, e em alusão a este dia a Assembleia Legislativa de Roraima, a Rede Um Grito Pela Vida e Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma blitz educativa, na Unidade Operacional da PRF – Água Boa, onde foi feita a entrega de folhetos para caminhoneiros e motoristas no geral com informações sobre o tema.

“O tráfico humano conquista as pessoas através de sonhos, dá sonhos para aqueles que não tem perspectivas de nada. Iludem pessoas vulneráveis,” alerta a Diretora do Programa de Defesa dos Direitos humanos e Cidadania da ALERR, Socorro Santos.

Apesar da incidência de casos, o tráfico humano ainda é visto como algo distante da realidade de milhares de brasileiros. “É de suma importância sensibilizarmos as pessoas. Um dos pontos primordiais para pegar vítimas é a migração que vivemos aqui em Roraima” acrescenta Socorro.

A PRF Verônica Cisz, membro da comissão de direitos humanos da PRF, alerta as famílias para a nova modalidade desse crime. “Atualmente, não é mais como antes, quando as pessoas imaginavam que as vítimas eram arrastadas, presas e acorrentadas. Hoje em dia, esses monstros estão no aplicativo de celular falando com os nossos filhos. O diálogo e a prevenção são fundamentais”, acrescentou.


Socorro Santos é Diretora do Programa de Defesa dos Direitos humanos e Cidadania da ALERR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

DICAS DE SEGURANÇA PARA COMBATER O TRÁFICO DE PESSOAS

– Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo.

– Antes de aceitar qualquer proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho, busque informações sobre a empresa contratante, procure auxílio da área jurídica especializada. A atenção é redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos, viagens nacionais e internacionais.

– Não entregue seus documentos pessoais (identidade, passaporte, CPF) em mãos de terceiros.

– Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando com seus parentes.

– Tenha sempre endereços e contatos de consulados e autoridades da região.

– Nunca deixe de se comunicar com familiares e amigos.

CANAIS DE DENÚNCIA

Qualquer indivíduo que foi ou é vítima de algum tipo de tráfico de pessoas ou conhece alguém que tenha sido aliciado, pode denunciar por meio do Disque 100 ou do 180 canal específico para mulheres em situação de violência. Os serviços funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol.

VEJA VÍDEO