TRÂNSITO

Bicicletas elétricas nas ciclovias: pode ou não?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias é permitida

O ciclista não deve ultrapassar o limite de velocidade de 25 km/h na ciclovia (Foto: Wenderson Cabral/ FolhaBV)
O ciclista não deve ultrapassar o limite de velocidade de 25 km/h na ciclovia (Foto: Wenderson Cabral/ FolhaBV)

Todos os dias, centenas de pessoas circulam pelas ciclovias da capital Boa Vista para diversos fins, seja durante atividades de lazer ou para realizar o deslocamento até os compromissos do dia a dia, como trabalho e faculdade. Porém, nem todo mundo sabe quem pode circular ou não pelas ciclovias.

O desconhecimento pode causar situações desconfortáveis. Foi o caso vivido por uma jovem de 20 anos, que preferiu não ser identificada. Ela utiliza a bicicleta elétrica como meio de transporte principal no dia a dia e costuma transitar nela pelas ciclovias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



No caminho para o trabalho, ela foi surpreendida por uma ciclista, que a agrediu de forma física e verbal por circular na ciclovia em uma bike elétrica. O acontecimento foi na manhã da última segunda-feira, 29, na Avenida Glaycon de Paiva.

“A moça puxou minha bolsa e me disse vários palavrões, enquanto tentava passar. Ela jogou a bicicleta no meu caminho e bloqueou a passagem da ciclovia toda. Eu não disse nada, pois precisava ir para o trabalho, porém estou chateada com a situação”, relatou a estudante.

A agressora, conforme afirma a denunciante, disse que a jovem estava errada. Porém, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias é permitida, sim. A regra é que o ciclista não deve ultrapassar o limite de velocidade de até 25 km/h.

O chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da Smtran, Ney Brito, é preciso se atentar ao limite de velocidade na ciclovia (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Conforme Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) de Boa Vista, além de se atentar ao limite de velocidade, as pessoas que utilizam esse meio devem utilizar os pedais da bicicleta elétrica enquanto estiverem na ciclovia. Ou seja, é preciso pedalar.

“O trânsito é bem dividido, então cada um deve circular na área correta. Também é comum ver pessoas caminhando pelas ciclovias, isso é errado. Ciclovias são para os ciclistas e calçadas para os pedestres”, informou.

Ainda segundo a regulamentação do Contran, bicicletas, patinetes, skates, hoverboards e monociclos elétricos podem circular pelas calçadas e ciclovias – desde que respeitando o limite de velocidade máxima.

Ciclovias em Boa Vista

De acordo com informações da Prefeitura Municipal de Boa Vista, a capital possui 44,7 km de malha cicloviária. Os bairros que possuem ciclovias são: Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Botelho, Cambará, Asa Branca, Pricumã, Buritis, São Vicente, Centro, Canarinho, Aeroporto, Mecejana, Liberdade, Paraviana e Bairro dos Estados.