Cotidiano

Balsa do Passarão deverá ser substituída

A embarcação, situada na Vila Passarão, zona rural de Boa Vista, é responsável por transportar veículos, cargas e pedestres sobre o rio Uraricoera

Representantes do Governo de Roraima estiveram em Manaus, visitando estaleiros com objetivo de identificar uma substituição para a balsa Trombetas. A embarcação, situada na Vila Passarão, zona rural de Boa Vista, é responsável por transportar veículos, cargas e pedestres sobre o rio Uraricoera, conectando 14 comunidades indígenas do baixo São Marcos.

Segundo o secretário Emerson Baú, a visita técnica busca uma solução para trocar a antiga balsa. “Estamos verificando uma oportunidade de melhoria e acesso seguro para atender ao tráfego no Passarão. Concluído este diagnóstico, iniciaremos um processo licitatório para efetuarmos a aquisição da nova embarcação”, destacou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

No Amazonas, também no intuito de encontrar melhorias e recursos para Roraima nos setores produtivos, estão o secretário Marcelo Pereira (Secretaria Estadual do Índio) e o presidente Marcelo Parisi (Agência de Defesa Agropecuária).

“Com a substituição da balsa, os povos indígenas serão os maiores beneficiados com a garantia ao transporte de passageiros, cargas e a produção local ascendente, em especial com o projeto de grãos nas comunidades do baixo São Marcos”, reforçou Marcelo Pereira.

ENCONTRO COM O CAS

Na última quinta-feira, 20, a comitiva roraimense esteve reunida na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), durante encontro do CAS (Conselho de Administração da Suframa), lidando com os desafios que estruturam o crescimento da região Norte, oportunizando trabalho e sustentabilidade.

Na ocasião, o secretário Emerson Baú destacou os avanços na produção primária em Roraima, além do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico), Regularização Fundiária, revitalização do Distrito Industrial e acordos com a Caricom (Mercado Comum do Caribe).