Cotidiano

Aulas presenciais nas universidades devem retornar em março

Para a realização das aulas, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da Covid-19

O Ministério da Educação (MEC) alterou, de 4 de janeiro para 1º de março, o início das aulas presenciais nas instituições federais de ensino superior. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 7.

A recomendação do documento é que, para a realização das aulas presenciais, as instituições deverão observar os protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

A portaria anterior, publicada no Diário Oficial do dia 2 de janeiro, que determinava a retomada das aulas em janeiro, não foi revogada, mas alterada no trecho que trata do início das aulas presenciais.

O texto da nova portaria diz, ainda, que “os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”, no cumprimento das medidas para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Após a primeira publicação da portaria, representantes das universidades do país começaram a se pronunciar em oposição à decisão do MEC. Em Roraima, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) informou que nenhuma decisão seria tomada precipitadamente sem ampla discussão com a comunidade acadêmica, bem como com os Conselhos deliberativos.

Com a alteração, a reportagem entrou novamente em contato com a instituição para ter um posicionamento e aguarda retorno.