Cotidiano

Aulas para primeira habilitação podem ser de forma remota; saiba como

Plataforma tecnológica implantada pelo Detran-RR facilita o curso teórico das autoescolas

Mais de 1,1 mil alunos mensais das autoescolas de Roraima são beneficiados com aulas remotas para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) implantou uma plataforma tecnológica para a realização das aulas virtuais. 

Com a ferramenta, não haverá mais limitações físicas para os alunos. “Eles podem assistir as aulas estando em suas próprias residências, não necessitando se deslocarem até uma sala de aula presencial nas dependências das autoescolas”, afirmou a Autarquia. 

A carga horária, conteúdo e a duração das aulas do curso teórico obedecem aos mesmos critérios estabelecidos para o curso presencial. Por meio de vídeo, áudio, microfone e chat, os alunos podem interagir com os Instrutores das autoescolas em tempo real.

Biometria
 
Os alunos e instrutores realizam a validação biométrica facial de forma automática, no início, durante, e no final das aulas. Existe a possibilidade dos instrutores ministrarem as aulas de casa ou do ambiente da autoescola, o que se traduz em medidas de prevenção contra a Covid19.
 
“O Detran-RR autorizou o ensino a distância para melhorar o distanciamento físico entre as pessoas, minimizando os riscos de contaminação dos candidatos, mesmo que grande parte da população roraimense já tenha sido imunizada. O processo de validação biométrica facial garantirá a lisura do procedimento, impedindo artifícios que poderiam ser utilizados para burlar a frequência nas aulas”, ponderou o presidente do Detran-rr Igo Brasil.