Cotidiano

Aulas para CNH Cidadã iniciam até junho, diz Detran

Informação é válida para quem já realizou o cadastro da biometria ano passado; Atualização foi dada à FolhaBV após denúncia de falta de divulgação sobre as próximas etapas do projeto que destina a emissão de CNH de forma gratuita

Os candidatos à CNH Cidadã denunciaram a demora para novas divulgações do projeto que possibilita a emissão da carteira de motorista de forma gratuita para pessoas de baixa renda. De acordo com os denunciantes, novas informações não foram dadas desde o final do ano passado, quando foi divulgado que haveria a avaliação da documentação e os primeiros contemplados poderiam realizar o cadastro da biometria no Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR).

Em outubro de 2022, a primeira turma, com 91 contemplados, foi chamada a comparecer no Detran para cadastrar a biometria e se preparar para o início das aulas nas autoescolas. No mesmo período também foram divulgados os nomes dos outros aprovados para a fase de entrega de documentos. Em novembro, o prazo foi prorrogado e nenhuma lista com contemplados foi divulgada deste então.

“Tanto quem fez a biometria está cobrando o início das aulas na autoescola, quanto essas pessoas que foram chamadas para apresentar a documentação, que cobram o resultado dessa avaliação”, disse um dos contemplados. Em resposta à FolhaBV, o presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, informou que o projeto não tem um cronograma previsto e que questões burocráticas podem atrasar algumas etapas.

“Não havia um projeto escrito, isso em 2022, e houve um grande problema burocrático para se destravar. Então a gente destravou o problema, agora a previsão é para, no máximo, mês que vem começar as aulas”, disse Duarte.

Apesar das aulas nas autoescolas terem previsão de iniciarem até junho para os contemplados que já realizaram a biometria, o presidente não atualizou sobre o resultado da análise de documentação e divulgação dos nomes da próxima turma. Essa é a primeira versão do projeto que pretende atender 400 pessoas, sendo 65% da capital e 35% do interior, além da reserva de vagas para pessoas com deficiência.