Cotidiano

Aulas não iniciam em Uiramutã mesmo após anúncio da prefeitura

Os motivos dado por trabalhadores das escolas são diversos e divergentes

As aulas nas escolas municipais tinham previsão de início nesta segunda-feira (06) em Uiramutã. No entanto, pais retornaram à FolhaBV informando que não houve início do ano letivo de 2023 na educação básica do município.

Os pais de alunos de Uiramutã relataram que não houve retorno em nenhuma escola. Os motivos dados pelos funcionários variam entre a falta de material escolar, de água e merenda e professores sem planejamento. 

Dois responsáveis contaram que na Escola Municipal Antônio Rodrigues da Silva não houve volta às aulas porque teria faltado água e, em outra situação, não teria material didático.

“Hoje fui deixar meu filho na escola e não teve aula. Disseram que ia iniciar hoje, é só mentira, não iniciaram. Alegaram que a escola está sem água e os professores não possuem planejamento escolar, porém não foi afirmação dos profissionais”, disse um pai.

O segundo relatou que foi cobrar informações dos funcionários e eles teriam dito que “ainda não tem material didático e não tem  merenda escolar”.

Os pais não tem entendido o que está acontecendo com a educação municipal, nem a falta de informação por parte da Prefeitura. O maior incômodo dos pais é o estudo das crianças sejam prejudicados pela falta de aula.

Resposta

Na última quinta-feira (02), a Prefeitura de Uiramutã informou que as aulas estariam previstas para iniciarem na segunda, assim como o quadro de servidores já está completo. Desde dezembro do ano passado, cerca de cinco escolas municipais foram inauguradas pela prefeitura e não houve divulgação do retorno das aulas em Uiramutã.

Procurada novamente, a Prefeitura de Uiramutã informou que houve um evento de formação pedagógica relacionado aos professores o que ocasionou o atraso no início das aulas na escola. “A previsão é que se normalize na próxima segunda-feira (13). Também foi encaminhado uma nota a todos os pais informando do que iria acontecer”, afirmou por meio da assessoria.